2020 é um bom momento para comprar imóveis?
2020 é um bom momento para comprar imóveis? Foto: McKissock

Como comprar | Dica 07 Janeiro 2020 Por Emília Felix

2020 é um bom momento para comprar imóveis?

Sai ano, entra ano, e está todo mundo falando sobre isso: vale a pena investir no mercado imobiliário? Não é de hoje que as pessoas buscam rentabilidade por meio dos imóveis. E para quem já está por dentro de como funciona o mercado financeiro, a receita é simples: comprar barato para vender mais caro lá na frente. E se você soubesse exatamente como e quando fazer isso? Aqui você vai conhecer em detalhes algumas das formas de investimento que envolvem o mercado imobiliário e descobrir qual delas atende melhor às suas necessidades.

O que vem à mente em um primeiro momento é a ideia de comprar um imóvel para alugar e contar com a renda extra do aluguel. Essa solução pode ser bem vantajosa, mas felizmente não é a única. O mercado imobiliário é reaquecido ano após ano e isso pode ser observado pela quantidade de lançamentos imobiliários que são anunciados. Em 2019, o aumento na venda de lançamentos foi de quase 15% só em São Paulo, referência nesse setor no Brasil.

Observar as dinâmicas desse mercado é importante para saber qual é a melhor decisão a ser tomada neste ano. Uma parte positiva é que há sempre demanda da população por imóveis, afinal, todo mundo precisa de um lugar para morar, certo? Isso aquece o mercado de compra e venda e também o de aluguéis, apontando possibilidades para quem está pensando em investir. Vamos analisar melhor de que formas você pode ganhar dinheiro comprando imóveis ou colocando dinheiro em fundos imobiliários.

 

Por que investir meu dinheiro?

Apesar de não sabermos exatamente como fazer, todo mundo sabe que é importante economizar. Um dinheiro guardado é segurança, autocontrole e planejamento. É assim que nos preparamos para uma compra mais cara em um futuro próximo ou para a conquista de objetivos de médio e longo prazo, como a nossa independência financeira, por exemplo. A diferença aqui está na forma como você vai economizar o seu dinheiro: por meio de investimentos.

 

Investir é diferente de poupar. Quando você poupa, separa uma quantia periodicamente e guarda esses valores para momentos oportunos. Geralmente esse dinheiro fica guardado em espécie, na sua conta-corrente ou até na poupança, onde a maioria das pessoas acredita estar fazendo um bom negócio. Nós trabalhamos tanto para conseguir nosso dinheiro, por que não fazer um movimento contrário e colocar o seu dinheiro para trabalhar para nós? Não custa nada e pode ser muito gratificante.

Todo esse economês pode ser muito complexo para quem está apenas começando, mas com as dicas certas, você estará no caminho certo rumo à educação financeira. Cuidando melhor do seu dinheiro, você consegue se organizar melhor para atingir suas metas em um período menor de tempo. É hora de pensar estrategicamente e aplicar o dinheiro onde você realmente vai ter retornos significativos.

Investir vai muito além de ações e bolsa de valores. Existe uma infinidade de possibilidades e aqui vamos mostrar só algumas delas. Você vai conhecer um pouco mais sobre a compra de imóveis como investimento por meio do aumento de patrimônio e garantia para a família, por meio do aluguel e, talvez o mais praticado, por meio da venda. Além disso, vamos falar um pouco sobre os fundos imobiliários, que são uma maneira inteligente de apostar na retomada do mercado imobiliário e ganhar dinheiro em 2020.

 

Faça uma lista de objetivos

Antes de decidir onde você vai investir, coloque na ponta do lápis tudo aquilo que você precisa e quer comprar. É o apartamento dos sonhos? Uma casa para os filhos? O seu casamento? Uma viagem? Defina um valor para seus objetivos e também um prazo para cada um deles. Não se preocupe, porque esses elementos podem mudar ao longo do tempo, mas é importante tê-los sempre à mão para te ajudar a não desviar daquilo que você elencou como prioridade.

Com tudo bem elencado, você consegue saber quanto da sua renda mensal vai precisar ser investida para cada meta e quanto tempo vai demorar para que você chegue até lá. O prazo é muito importante para decidir qual investimento você vai utilizar. Se você quiser comprar seu apartamento só daqui a 5 anos, por exemplo, vai analisar e escolher investimentos pensando nesse prazo, o que já é bem diferente caso você queira comprar daqui a 1 ou 2 anos.

 

Comprar um imóvel

2020 é o ano para você comprar uma casa ou apartamento. A Fundação Getúlio Vargas fez uma pesquisa que apontou que nos próximos 5 anos o Brasil vai exigir a construção de quase 15 milhões de novas moradias. A recente redução da taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, para 4,5% também pode ajudar os compradores! Adquirindo um imóvel agora você pode conseguir parcelas reduzidas e juros menores no seu financiamento imobiliário.

São muitos os investimentos que você pode fazer ao comprar um imóvel. O principal deles é alcançar a tão sonhada casa própria. Além de não ter mais que viver de aluguel, ter um apartamento só seu é uma garantia de futuro, ampliação do seu patrimônio e também um legado que você deixa para os filhos. E para famílias que tendem a aumentar, o cenário é favorável para pensar em trocar de casa, ter mais espaço e garantir o conforto que vocês merecem!

Outra opção é garantir uma renda para o futuro com o que você vai ganhar no aluguel do imóvel que comprar. Busque por apartamentos bem localizados, porque isso é um dos elementos mais importante para quem procura um imóvel. Existem regiões que são estratégicas, como bairros próximos de escolas, universidades e centros comerciais, que são muito mais procurados e podem gerar aluguéis mais rentáveis.

Também está em alta a busca por imóveis de alto padrão. Você pode fazer bons negócios adquirindo unidades de empreendimentos com maior utilização de automação, projetos mais inteligentes e compactos. Cresce cada vez mais o número de lançamentos imobiliários focados em prédios sustentáveis, que utilizam a tecnologia para reduzir os gastos com água e energia. Você já conhece o Park Sul, em Brasília? A região é muito conhecida pela localização estratégica e por seus imóveis de luxo.

Comprar para vender mais tarde é o tipo de investimento que vale a pena quando você conhece bem o mercado. Acompanhando projeções econômicas para os próximos anos, é possível identificar quando haverá picos, favorecendo, nesses casos, a venda. Tenha certeza de que você comprou seu imóvel em um local que já é grande e possui demanda ou que está crescendo e, possivelmente, será muito procurado em um futuro próximo.

 

Fundos imobiliários

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FII) são a classe de investimentos que mais cresce no Brasil. Eles são a porta de entrada para você que tem interesse em investir em imóveis grandes e mais caros que sozinho não teria condições de investir. A partir de R$ 100 você já pode investir nesses fundos, garantindo uma boa rentabilidade e livrando-se da dor de cabeça que é administrar o imóvel e seus inquilinos.

Esses investimentos são de renda variável e também dão a possibilidade de que você seja beneficiado duas vezes. É possível ganhar dinheiro com a distribuição dos resultados nos dividendos e também com a valorização da cota. Aproveite a alta do mercado imobiliário e as projeções positivas para os próximos anos para buscar o melhor investimento para você.

É COMDONO que você aprende tudo sobre o mercado imobiliário e facilita sua tomada de decisão. Aqui você tem a certeza de um negócio rápido, seguro e eficiente sem ter que pagar as taxas absurdas que são cobradas pelas imobiliárias. 2020 é ano de comprar COMDONO! #socomprocomdono

Instagram