9 estilos de decoração para o seu lar
9 estilos de decoração para o seu lar

Decoração 30 Janeiro 2020 Por Naiara Cavalcanti

9 estilos de decoração para o seu lar

Parece difícil escolher um dos estilos de decoração para o lar que seja ideal para a sua personalidade. A sua casa é uma extensão de quem você é e, geralmente, a decoração vai refletir isso. De apartamentos com um estilo mais minimalista a casas contemporâneas. Ao comprar uma casa direto com o dono, você encontra uma seleção incrível de imóveis, com estilos, histórias e memórias para lá de especiais prontas para serem vividas por um novo dono: você.

A ideia não é escolher um rótulo que te defina no que diz respeito à decoração, mas sim definir o que mais combina com a sua personalidade. Se o seu modelo ideal for na verdade uma mescla de estilos, aí sim é que sua casa será vista como única e cada vez mais próxima de quem você é. Como saber, então, qual deles é mais a sua cara? Separamos alguns dos exemplos mais utilizados para inspirar decorações de imóveis para te ajudar a decidir. Vamos lá?

A decoração começa na escolha do imóvel

Uma das maiores motivações na hora de comprar um imóvel é o desejo de encontrar a casa dos sonhos. Aquela sobre a qual você conversa com os seus familiares e amigos ou que logo vem à sua mente quando você se depara com um sofá que ficaria lindo logo na entrada do seu apartamento.

Para alguns, a casa dos sonhos tem um projeto de arquitetura assinado por um escritório renomado ou fica em uma região de luxo, altamente privilegiada. Mas, acreditamos que o que determina o seu sonho são os seus gostos, desejos, necessidades e, sobretudo, a sua personalidade.

Estilo clássico

Como o próprio nome sugere, ele nunca sai de moda. Utiliza tons neutros como o branco em bege, dando espaço para o marrom como uma cor de apoio. É conhecido por sua riqueza de detalhes, por isso, se adapta melhor em imóveis com ambientes mais amplos, para não poluir visualmente a decoração.

É muito usado na decoração escandinava, que tem como carro-chefe o complemento entre o branco das paredes e marrom dos objetos, geralmente de madeira. Junto aos itens funcionais para ornamentar o ambiente, o frio e a falta de iluminação natural dos países nórdicos pede estilos que torne os imóveis mais claros e aconchegantes. É por isso também que costuma-se utilizar tecidos confortáveis como a microfibra, a lã e o algodão.

Sala de jantar no estilo de decoração clássico, com mesa de madeira redonda ao centro
O uso de móveis em madeira dão um toque especial aos ambientes clássicos

Estilo étnico

A inspiração de uma cultura específica aplicada ao lar. As mais comuns são as culturas africana e oriental. Na africana, as estampas bem coloridas são integradas aos móveis, quadros e objetos para trazer mais vida ao ambiente com elementos típicos. Você pode trazer móveis em madeira, tapetes, papéis de parede ou pendurar máscaras africanas na parede.

A decoração oriental remete à paz e calmaria das práticas como a yoga e o tai-chi. Aposte em camas de estrutura baixa, incensos decorativos, biombos, luminárias de papel, esculturas e pequenas plantas como bonsais. Para cores, foque no vermelho, terracota e castanho, pensando sempre em decorações que privilegiem a luz natural.

Sala no estilo de decoração étnico, com pequenas estátuas proveniente de alguma cultura específica
Vasos e esculturas são formas de representar a cultura étnica no seu lar

Estilos moderno e contemporâneo

São estilos de decoração muito parecidos e por isso muito confundidos. Enquanto o moderno prioriza as formas com materiais novos e integrados com a tecnologia, o contemporâneo coloca o conforto em primeiro lugar, buscando um equilíbrio entre suas cores e texturas e as formas geométricas e futuristas do estilo moderno.

Os dois trabalham com ambientes mais claros e neutros com móveis marcados por linhas retas e sinuosas e muita luz. Aqui, a iluminação é fundamental. Toda a projeção da casa deve ser feita de forma a aproveitar totalmente a luz natural do dia. Já para a iluminação artificial, o ideal é usar tecidos leves e spots com pontos de luz com foco em objetos decorativos.

Esses estilos ainda se dividem em subestilos:

  • estilo minimalista: trabalha com a mesma proporção de importância entre objetos, luz e espaço. A cor branca é a mais usada juntamente a outros pontos de luz, como os tons de cinza e pastéis e/ou cores em tons mais fortes para criar um destaque ao ambiente;
  • estilo industrial: inspirado em lofts construídos em fábricas nos Estados Unidos, geralmente usa as cores cinza e preta com objetos de arte em aço escovado, ferro ou madeira rústica. É comum deixar tubulações à mostra, simulando uma fábrica;
  • estilo pop: traz o melhor do movimento artístico Pop Art de 1950 com cores mais vivas, como amarelo, rosa e azul. É uma opção mais ousada e alternativa, por isso, costuma ser utilizada com mais frequência na decoração por pessoas jovens.
Sala de jantar no estilo de decoração moderno, com paredes brancas e móveis delicados em madeira clara.
Na decoração minimalista, é o equilíbrio entre os elementos que dá o charme do local

Estilos retrô e vintage

Uma reinterpretação de épocas passadas com inspiração nas décadas de 1950, 1960 e 1970. São outros dois estilos que englobam muitas cores e imagens representativas para esses períodos e que costumam ser confundidos. O retrô cria uma decoração que lembra essas décadas, já o vintage utiliza móveis e objetos que são de fato antigos.

Para criar um ambiente que ilustre bem essas lembranças, vale tudo! Aposte em baús, toca-discos, vitrolas, discos antigos, sofás representativos e cadeiras de balanço. Quadros são uma boa pedida para ajudar a criar a atmosfera desse período.

Cozinha com estilo de decoração retrô, com azulejos bem coloridos na parede
Abuse das cores das décadas passadas para dar um toque retrô

Estilo romântico ou provençal

A decoração provençal é marcada pela mistura entre elementos românticos, rústicos e sofisticados. A combinação de tons pastéis como rosa queimado, verde menta, amarelo e azul claro, objetos em madeira envelhecida e lustres é uma forma perfeita de alcançar o estilo.

Suas estampas florais ricas em detalhes e seus móveis curvados com babados, franzidos e rendas podem abrigar um lado mais rústico, com objetos mais simples e de materiais naturais, como o estilo escandinavo, ou um lado mais luxuoso, com detalhes em dourado, luminários requintadas e o uso de tecidos mais nobres.

Quarto no estilo de decoração romântico, com uma cama de casal e grandes babados brancos
Detalhes delicados com renda e babados dão um ar romântico para o cômodo

Estilo rústico

Em alguns lugares pode ser chamado de country, já que a ideia é que lembre o conforto de uma fazenda. É comum o uso de materiais como madeira, ferro lixado, tijolos e lajotas. Nas cores, tons terrosos como o vermelho e o marrom, junto a estampas xadrez e em lã.

Móveis rústicos não significam móveis velhos e estragados, mas sim uma composição que aproxima o morador da natureza e resgata a lembrança de casas de campo. Plantas ajudam a compor o ambiente, assim como objetos em metal, palha, madeira e elementos naturais como pedra, vime, cerâmica, linho, algodão e couro.

Quarto no estilo de decoração rústico, com cama e outros móveis em madeira escura
A combinação entre móveis de madeira lembra a tranquilidade de uma casa de campo

Estilo temático

Pode abordar uma cor específica, um assunto, um filme ou uma música. Um bom exemplo é o estilo coastal, que tem como objetivo lembrar uma casa de praia. Tons em azul e areia, elementos do mar como peixes e conchas e chapéus de palha são algumas das características que representam esse tipo de decoração.

Outra ideia é criar um tema tropical em homenagem à riqueza natural do Brasil. Esse assunto tem tudo a ver com uma decoração focada em plantas. Você pode ornamentar os ambientes com plantas tropicais como samambaias e costelas de adão. Além disso, com móveis em palha, madeira ou bambu você ajuda a criar uma atmosfera mais típica.

Gazebo no estilo de decoração temático, com foco no tema tropical, com bastante plantas e móveis em material que lembra o bambu
A variedade de plantas e móveis em materiais que lembram o bambu formam o tema tropical

Estilo tela em branco

Casas e apartamentos que são telas em branco representam outras oportunidades para os futuros novos donos. Nelas, você não parte de um ponto referencial de decoração ou tons de cores. É possível construir estilos de decoração e gostos de forma totalmente livre, sem influência do que antes era a casa.

Esse tipo de imóvel é ideal para colocar toda a sua criatividade em jogo. Uma verdadeira tábula rasa, sem referências anteriores, e que permite que você brinque, ouse e imprima nele, sem medo de ser feliz, tudo que você sempre sonhou para o seu cantinho.

Sala comercial com estilo de decoração tela em branco, sem decoração prévia, pronto para ser estilizado conforme o gosto do proprietário
Sem decoração prévia, pronto para você colocar seus dotes criativos em campo

O seu estilo

Como definir então, qual é o seu estilo? Levante informações importantes sobre você e seu cotidiano: suas necessidades específicas, o tamanho da família, se você trabalha em casa, se há crianças e animais. Além disso, leve em consideração o clima da região em que você mora e seus gostos pessoais. Não se sinta obrigado a seguir determinados estilos de decoração só porque viu outras pessoas usando.

Você pode misturar estilos de decoração para criar o seu, como é o caso do boho. Ele mistura o rústico com o moderno de uma forma hippie e descontraída, agregando tecidos e texturas diferentes para dar mais personalidade ao ambiente. Crie memórias e reúna lembranças de viagens, da família e de tudo aquilo que tiver mais valor para você.

Cozinha em estilo próprio de decoração, com azulejos coloridos
Pegue o que você mais gostou de cada estilo e monte o seu

Para cada pessoa, um lar

Está procurando por uma casa ou apartamento em Brasília e não acha nada que seja a sua cara? Só o Comdono conta com uma seleção especial feita para você. Para todos os gostos e estilos de decoração.

Cada casa tem uma história. Encontre o seu lar!

Instagram