Como tirar fotos de imóveis com o celular
Como tirar fotos de imóveis com o celular

Dica 31 Março 2020 Por Emília Felix

Como tirar fotos de imóveis com o celular

Tudo o que você precisa para aprender como tirar fotos de imóveis com o celular! A venda do seu imóvel começa no anúncio, e é só com fotos de qualidade que você será capaz de chamar atenção de compradores. Imagens realistas e com detalhes valorizam o apartamento e podem acelerar o tempo da venda, porque criam um sentimento de curiosidade que instiga a visita. Continue a leitura para saber como fazer fotos profissionais apenas com o seu smartphone.

Fotos imobiliárias são fotos de imóveis utilizadas com foco na divulgação de um anúncio, provavelmente de aluguel ou venda. Elas devem aguçar curiosidade e deixar a pessoa que está vendo o anúncio com vontade de visitar aquele imóvel. Uma imagem que ilustre a grandiosidade dos cômodos e os detalhes mais importantes da unidade reforça esse interesse porque dá ao comprador tudo o que ele quer saber ao procurar um lar.

Este conteúdo é dedicado para você, proprietário, que cansou de depender de corretores e imobiliárias para anunciar seu imóvel na internet. Você já sabe que a tecnologia transformou o mercado imobiliário e a importância que a internet ganhou nesse processo. Com isso, boas fotos fazem toda a diferença e você não precisa de nada além de um celular e algumas dicas para fazer as melhores fotos da sua casa ou apartamento.

Porque usar fotos de qualidade no meu anúncio de imóvel

A falta de conhecimento técnico pode tornar suas fotos amadoras e isso prejudica o anúncio como um todo. Fotos de qualidade, além de melhorarem a aparência do anúncio, constroem uma relação com os interessados pelo imóvel desde a primeira etapa da negociação, que é a busca.

Felizmente, com os avanços tecnológicos, não precisamos mais de uma câmera profissional para fazer registros incríveis de um imóvel. Os smartphones são muito comuns hoje em dia e possuem câmeras de até 100 megapixels, o que é mais do que suficiente para uma boa foto. Com algumas técnicas e dicas de aplicativos, você vai aproveitar o máximo do potencial desses aparelhos.

Preciso de um profissional?

Contar com a ajuda de um fotógrafo profissional é sempre a melhor opção, mas para tornar a experiência de venda mais prática, sabemos que fotos de celular fazem um ótimo trabalho para os imóveis. No entanto, as orientações desses profissionais são imprescindíveis para saber como tirar fotos de imóveis com o celular.

Valorize sempre locais amplos, que mostrem a totalidade do cômodo como um todo. Além disso, antes das fotos, planeje a narrativa que você quer criar a partir dessas fotos. É a ideia de um passeio pela casa para construir um sentimento de lar e aconchego? Que cômodos ou itens da casa são importantes e devem ser valorizados?

Mãos à obra: tirando fotos do seu imóvel

Primeiro, é importante definir o que você vai usar para tirar as fotos. Se for a câmera própria do celular, verifique se há alguma atualização para ela. Você também pode usar outros aplicativos de câmera, caso tenha interesse. Algumas sugestões de aplicativos que você pode usar em Android ou iOS para a captação de imagem são:

  • GCam: permite que qualquer aparelho possua o aplicativo de câmera nativo do Google Pixel, o smartphone da Google
  • Camera FV-5: simula uma câmera profissional e possui todos os controles de câmeras DSLR manualmente
  • Open Camera: oferece vários recursos para melhorar a qualidade das fotos com uma poderosa câmera que você pode usar a qualquer altura
  • Footej Camera: possui funções que atendem às necessidades de amadores e também experts em fotografia

Depois, limpe a lente da câmera do seu celular antes da foto. Como andamos com o celular na mão ou no bolso ao longo do dia, ele acaba acumulando sujeira muito mais rápido do que uma câmera tradicional. Por fim, se coloque no lugar do comprador para definir como deverão ser suas fotos.

Pense em diferentes perfis e o que é mais importante em uma casa para ele. É a área externa? Quartos grandes? Cozinha reformada? Você pode valorizar tudo isso com ajuda das fotos e assim se preparar melhor para atender os mais variados perfis de comprador.

Parte de trás de um celular e mão limpando a lente da câmera com um pano sinalizando a importância de se limpar as lentes antes de fazer uma foto com o celular.
Limpe as lentes da câmera do seu celular antes de fazer suas fotos

Organize o local

Suas fotos devem transmitir calma e paz, por isso tome cuidado com a desorganização. É hora de arrumar o imóvel para garantir imagens esteticamente mais agradáveis. Elimine do quadro elementos que possam trazer ruído à sua foto, como itens jogados pelo chão ou fios soltos.

Dê uma atenção especial para espelhos, para que a forma como você está tirando a foto evite que eles possam pegar o reflexo do fotógrafo. No mais, há algumas coisas simples mas que transformam um ambiente: guarde as louças da pia, feche a tampa do vaso e tire as toalhas que estiverem penduradas por aí.

Enquadramento

O olhar que você tiver sobre a forma como a foto será enquadrada dará o toque mais importante às imagens. Lembre-se de que você está fotografando um imóvel, então o conteúdo deve estar claro e mostrar exatamente aquilo que o comprador quer ver. Você pode fazer fotos na vertical ou na horizontal, a depender do que quer mostrar.

Se a foto é de uma estante ou de um banheiro pequeno, use o formato vertical. Já para mostrar uma sala por completo, aposte no horizontal. Tome cuidado para manter os objetos sempre bem posicionados e alinhados na foto, para que você não corte elementos pela metade. Isso pode quebrar a harmonia da foto!

Algumas características um pouco mais técnicas também são importantes:

  • Priorize as proporções 16:9 para fotos na vertical e 4:3 para fotos na horizontal para facilitar a visão tanto em desktop como em mobile
  • Configure sua câmera para tirar fotos com a melhor resolução possível
  • Deixe a função HDR ligada: ela regula os pontos mais escuros da foto
  • Tire fotos de canto para trazer mais dimensionalidade à foto
  • Para focar em detalhes, se aproxime deles e evite o zoom para preservar a qualidade da imagem
Pessoa segurando celular e tirando foto com o aparelho na vertical
A proporção 16:9 para fotos na vertical ajuda a visualização no mobile

Iluminação

Se possível, faça as fotos nos horários do nascer e pôr do sol, já que nesses horários a luz privilegia os ambientes. Dando preferência para a luz natural, você valoriza a iluminação da sua imagem e torna a foto mais agradável aos olhos. Sabendo disso, tenha em mente que tudo em excesso é ruim, por isso, às vezes uma quantidade exagerada de sol entrando pela janela pode atrapalhar.

Evite tirar fotos contra a luz, já que isso faz com que elas fiquem escuras e prejudicam a credibilidade do seu trabalho. Só use o flash em último caso. Se for preciso, acenda as luzes artificiais do ambiente para ajudar a compor sua foto, mas o uso do flash deve ser dispensado o máximo possível, já que é uma ferramenta difícil de manipular e pode acabar estragando sua foto.

Pessoa segurando celular na horizontal e tirando foto de frente para a janela, fazendo com que a foto fique contra a luz e fique prejudicada.
Fotos contra a luz prejudicam a visibilidade da imagem

Imóvel vazio

As pessoas têm interesse em ver detalhes do imóvel que desejam comprar. Isso significa que o seu sofá pode até ser bonito, mas se você for levá-lo com você depois da venda, talvez seja melhor priorizar outra coisa nos registros fotográficos.

Se possível, tire fotos do imóvel vazio: sem pessoas e sem mobília. Isso dá a impressão de um imóvel novo e receptivo para um próximo morador, a menos que ele seja mobiliado. Nesse caso, os móveis são mais um ponto para ficar atento.

Explore ângulos diferentes

Faça pelo menos 3 fotos de cada ambiente, cada uma em um ângulo diferente. Com isso, você explora a dimensão do cômodo e dá uma visão mais completa para as fotos. Aproveite para mostrar o acabamento do imóvel: piso, paredes, rodapés, armários planejados, portas, pias, a vista.

Uma técnica interessante para ampliar a visão dos cômodos é utilizar uma lente grande angular para celular. Esse tipo de acessório permite que você registre um plano maior, mas como consequência pode distorcer os cantos da imagem. Outra dica são as fotos panorâmicas, muito boas para mostrar a vista e a vizinhança.

Montagem com três fotos de uma sala de estar, cada uma sendo vista por um ângulo diferente. Faça no mínimo três ângulos diferentes para um mesmo ambiente
Simule um passeio no ambiente por meio de ângulos diferentes

Melhore suas fotos na edição

Dedique um tempo para a edição de cada imagem. Mexa na luz, no brilho, na nitidez e no contraste de suas fotos, cuidando para não tornar os efeitos muito exagerados. Fotos boas não devem ser sinônimo de propaganda enganosa!

Alguns aplicativos que podem te ajudar a editar suas fotos diretamente pelo celular são:

  • Adobe Photoshop Express
  • Snapseed
  • VSCO CAM
  • Adobe Lightroom
Montagem com duas fotos iguais, sendo uma na versão original e outra com edição
A edição é uma grande aliada na hora de melhorar a qualidade das suas fotos

Suba as fotos e anuncie seu imóvel de graça

Existem muitas plataformas que permitem que você anuncie seu imóvel sem pagar taxas abusivas de corretagem. Agora que você já aprendeu como tirar fotos de imóveis com o celular, já está pronto para procurar o parceiro perfeito e anunciar seu imóvel sozinho e sem pagar nada por isso.

Com a gente, seu cadastro é divulgado nos principais portais de compra e venda de imóveis do país. Já pensou ter seu imóvel em destaque também no Wimóveis, no ZAP Imóveis, no Viva Real e na OLX? Seja dono do seu futuro, venda COMDONO.

Instagram