Vender imóvel sozinho: é possível?
Vender imóvel sozinho: é possível?

Comdono | Como vender 31 Março 2020 Por Emília Felix

Vender imóvel sozinho: é possível?

Vender imóvel sozinho é possível sim! Nós também não aguentamos mais falsas promessas de vendas rápidas do seu imóvel. O mercado imobiliário está saturado de profissionais que colocam números acima de pessoas e que não enxergam o seu imóvel com os mesmos olhos que você. 

Além de pagar taxas absurdas, você acaba fazendo parte de um processo complicado e onde muitas vezes tudo é feito sem que você nem saiba o que está acontecendo. Nós sabemos que isso pode ser diferente.

Sem informações escondidas. Queremos te mostrar tudo para que você saiba que pode até parecer mentira, mas que vender imóvel sozinho e sem intermediários é mais fácil do que parece. Continue a leitura para esclarecer os principais tabus sobre a venda de imóveis sem corretores e imobiliárias.

Ilustração em verde com pessoa sentada com um cobertor enquanto toma um chá simbolizando um vendedor tranquilo ao optar por vender imóvel sozinho sem intermediários
Quando há transparência no processo, a dor de cabeça vai embora

Preciso pagar taxas abusivas?

O serviço prestado por esses profissionais para te ajudar na venda só é realmente necessário para vendas complexas. Não há necessidade de pagar até 7% do valor do seu imóvel após a venda para corretores e imobiliárias. Vendendo um imóvel de R$ 600 mil, você economiza R$ 42 mil, o equivalente ao valor de um carro 0 km.

Como saber em quem confiar?

Que tal confiar em você mesmo? Profissionais assumem que ao vender sozinho é comum que o proprietário supervalorize o valor do seu imóvel porque se deixa levar por questões emocionais. Com as ferramentas certas de avaliação e uma boa análise de valores de mercado, isso é muito fácil de ser solucionado.

Uma coisa que esses profissionais não te falam é que às vezes aumentam o preço de venda do seu imóvel para que sua comissão também seja maior. Isso pode fazer com que o tempo de venda seja ainda maior.

Ilustração em vermelho com pessoa em dúvida simbolizando que um vendedor de imóvel não sabe exatamente em quem confiar quando opta por negociar com corretores ou imobiliárias
Sempre duvide das propostas de corretores e imobiliárias

Como saber quanto vale meu imóvel?

Use uma calculadora online para comparar seu imóvel com outros semelhantes. Elas se baseiam no valor do metro quadrado da região e no tamanho do seu imóvel. Se você tiver outras observações como reformas recentes ou o uso de materiais de qualidade no acabamento, pode revisar esse valor depois.

Tenha em mente que quem está comprando um imóvel faz muita pesquisa, então a pessoa interessada no seu imóvel muito provavelmente já conhece preços médios da vizinhança e de casas com essa metragem. Que tal você fazer o mesmo?

Detalhes da burocracia imobiliária

É isso que eles querem que você pense. Parece mentira imaginar vender imóvel sozinho em uma transação livre de complicações, mas isso só acontece porque não te oferecem as informações que você precisa.

Com todos os guias sobre negociação, documentação, contratos e trâmites cartoriais você pode vender sua casa ou apartamento tranquilamente e aproveitar as vantagens de optar por uma venda sem intermediários.

Ilustração em azul com uma pessoa lidando com várias papeladas para mostrar o que é a burocracia na venda imobiliária
Lidar com a documentação imobiliária pode ser mais simples do que parece

Onde é melhor anunciar?

Para vender imóvel sozinho online você precisa de visibilidade. Por isso, conheça os principais portais do mercado e veja qual deles se adequa melhor à sua situação. Uma divulgação especializada é essencial para o processo de venda e em alguns portais você não paga pelo anúncio.

Coloque seu imóvel onde estão os principais compradores. Conte com ajuda para criar a melhor descrição e aguarde o contato dos interessados. O seu contato com eles não passa pelo filtro do corretor e você fica livre para negociar diretamente, com suas próprias condições.

Como tirar fotos boas do imóvel?

A qualidade das fotos do seu anúncio fazem toda a diferença. Você pode contar com plataformas que oferecem o serviço de fotos profissionais gratuitamente ou optar por tirar as próprias fotos. Felizmente, temos algumas dicas preparadas para você que quer aprender como tirar fotos incríveis apenas com o seu smartphone.

Pessoa segurando celular posicionando para tirar foto de um quarto. Fotos de imóveis também podem ser feitas por celular
Com as dicas certas, você pode tirar fotos excelentes para o seu anúncio

E se eu não tiver tempo para negociar?

Separe uma parte do dia ou da semana para cuidar do seu anúncio. Lidar diretamente com os interessados é muito importante para conhecer o caso de cada um e conseguir negociar de uma forma mais justa para os dois lados.

Se não quiser interessados entrando em contato diretamente em seu celular, você pode cadastrar seu anúncio em plataformas que possuem chats integrados. As informações ficam registradas, você é notificado assim que chega uma nova mensagem e pode responder assim que possível.

Como saber se o comprador é um bom pagador?

Optando por plataformas confiáveis de anúncio, você negocia com interessados que já fazem uma simulação de financiamento imobiliário com os principais bancos do mercado. 

Você será informado caso o comprador seja aprovado e isso significa que pelo seu histórico no mercado de crédito, há grandes probabilidades de ele ser um bom pagador.

Ilustração em amarelo com uma pessoa levando um cartão de crédito simbolizando o comprador de um imóvel prestes a realizar o pagamento
Os bancos possuem formas de analisar o crédito do comprador do seu imóvel

Dá para vender um imóvel sem dor de cabeça?

Já imaginou pagar 3x menos do que você pagaria com corretores e imobiliárias depois que vender, poder avaliar quanto vale seu imóvel gratuitamente em apenas 2 minutos e contar com transparência do início ao fim tendo todas as informações necessárias sobre a burocracia da compra e venda?

Ter seu anúncio impulsionado com destaque no Wimóveis, no ZAP Imóveis, no Viva Real e na OLX, fotos profissionais gratuitas ou as melhores dicas para tirar suas fotos sozinho, ajuda no gerenciamento de negociações e simulações de financiamento para o seu comprador direto na plataforma? Parece mentira, mas é COMDONO.

Instagram