A influência do valor do metro quadrado no valor do imóvel
A influência do valor do metro quadrado no valor do imóvel

Como comprar 10 Janeiro 2020 Por Naiara Cavalcanti

A influência do valor do metro quadrado no valor do imóvel

Na hora de comprar um imóvel, é importante ficar de olho em alguns quesitos para saber se está fechando o melhor negócio possível. Já te contamos um pouco sobre como realizar um financiamento imobiliário e como esse é o momento da economia mais ideal para investir no sonho da casa própria. Agora, queremos que você saiba qual a influência do valor do metro quadrado no momento de buscar o imóvel ideal para viver com sua família.

A influência do valor do metro quadrado de um imóvel é o que determina, afinal, o seu valor de venda. Neste artigo, iremos te contar direitinho como funciona essa relação e quais fatores influenciam na definição do preço do metro quadrado de cada região.

Foto do portão de uma casa no Plano Piloto muito comum nos bairros Lago Sul e Lago Norte.
Casas em bairros mais valorizados provavelmente terão preços de venda mais elevados

Imóvel x terreno

A negociação de um imóvel envolve dois elementos importantes: a construção em si (a casa ou o apartamento) e o terreno onde ela está inserida. Enquanto uma casa pronta tem seu preço medido pelo seu tamanho e pela qualidade dos materiais utilizados em seu acabamento, os terrenos têm preços medidos por meio do valor atribuído ao seu metro quadrado.

Como saber então, quanto custa o valor do metro quadrado do terreno? Pegue o valor final de venda e divida pela área total do terreno. Geralmente em um mesmo bairro, os imóveis e terrenos possuem valores parecidos por metro quadrado, mas é importante lembrar que ainda existem outros elementos que podem interferir nesse valor:

  • Desnível: terrenos desnivelados costumam ser mais baratos justamente porque geralmente tem-se um gasto com a planificação antes de começar de fato uma construção. Colocar essas contas na ponta do lápis antes de decidir faz toda a diferença.
  • Formato: a proporção é importante para as dimensões dos terrenos e tende a influenciar no valor final, desvalorizando o terreno caso aumente a dificuldade de construção naquele local.
Foto de um terreno à venda para mostrar que além da diferença no valor do metro quadrado existem questões estruturais no terreno
Além da localização, questões estruturais do terreno também influenciam no valor

A localização

Um dos maiores fatores de influência no valor do metro quadrado de um imóvel é a sua localização. Quando se fala em um local, diversos fatores entram na conta da determinação do valor do metro quadrado. Há influência da proximidade do local da propriedade com centros comerciais ou até o índice de criminalidade da região.

Por isso, é importante levar em conta o local que você está procurando um apartamento para entender mais ou menos como será o valor deste. Confere só alguns fatores essenciais que elevam o valor de um metro quadrado na hora de olhar um imóvel em uma região ou cidade específica.

Foto de uma fachada de loja localizada próximo a imóveis residenciais em Brasília
Se o imóvel está perto de comércios úteis para o dia a dia, talvez ele custará mais caro

O que entra no cálculo?

Em uma visão micro, fatores como as conveniências da região, a segurança e a qualidade visual e sonora do bairro ou rua do imóvel pretendido são imprescindíveis para se compreender o valor do metro quadrado. Portanto, se o bairro em que você está procurando um imóvel fica próximo a centros comerciais, hospitais, escolas e faculdades, por exemplo, o valor será elevado em comparação com outras localidades.

Quanto à segurança, é importante analisar os índices de criminalidade da região. Assaltos são comuns? Com que frequência e a qual momento do dia ocorrem? Essas e outras perguntas são importantes para determinar se aquela região é ou não segura, e, é claro, quanto mais segura, maior o valor do metro quadrado.

Foto de região arborizada de Brasília
Regiões bem localizadas e ainda com áreas verdes ganham pontos na procura

Já no que diz respeito à qualidade visual e sonora, analise se a região é arborizada, com parques seguros e tranquilos para caminhar, e com bons meios de transporte públicos para diminuir a quantidade de carros e a poluição do ar. Não escuta muitas buzinas ou barulhos de carro? Não há muitas casas noturnas por perto? A qualidade do ar é ótima? Então saiba que essa região também terá valores mais altos.

Todos esses fatores também são aplicáveis ao se pensar no valor do metro quadrado das cidades. É comum que as pessoas se questionem o porquê da discrepância nos valores imobiliários entre cidades diferentes. As cidades com maior área territorial total, população, infraestrutura, atenção do governo e da sociedade como um todo, turismo, qualidade de vida e outros são as que têm os valores de metro quadrado maiores. Não sendo à toa que o Rio de Janeiro continua a figurar o metro quadrado mais caro do Brasil, por exemplo, chegando a R$ 9.000 o metro quadrado, segundo dados de maio do ano passado.

Foto do Museu Nacional, em Brasília
Bairros mais próximos do centro costumam ser os mais valorizados na compra

O imóvel

Apesar da localização ser essencial na hora de determinar o valor do metro quadrado da região, esse valor nem sempre é refletido no preço final do imóvel que se encontra naquele local. Isso ocorre porque cada imóvel tem suas especificidades e ainda que a região dê uma base de quanto custa morar por ali, as condições da propriedade são primordiais para ver se essa expectativa é atendida ou não, podendo, inclusive, ser superada. Ou seja, é possível tanto encontrar um imóvel em uma região que custa R$ 8.000 o metro quadrado valendo mais do que isso como valendo menos.

Quando se fala em valor do metro quadrado de acordo com as condições do imóvel, provavelmente a primeira coisa que vem à cabeça é a idade da propriedade. Essa é uma conta fácil de fazer e de assimilar. É bem simples: quanto mais novo o imóvel, mais elevado será seu valor. Isso acontece porque um imóvel mais novo exige menos manutenção e reformas, exigindo, portanto, menos investimento pós-compra dos novos proprietários.

Foto da sala de estar de um apartamento em região nobre de Brasília. A decoração utiliza tons em branco e móveis de madeira, representa um estilo moderno.
Imóveis reformados chamam mais atenção porque evitam gastos com reformas

No caso de apartamentos na planta, que têm como primeiro dono quem compra a promessa da construção por parte das incorporadoras e construtoras, o valor do metro quadrado será ainda mais elevado, tendo em vista que, geralmente, o acabamento é de primeira e o fato de nunca ter tido ninguém habitando ali, torna o imóvel totalmente livre de gastos extras de reparação.

Uma questão importante de ser lembrada é que a idade do imóvel não fala por si só, ou seja, não é só porque um imóvel é mais antigo e/ou usado que ele será mais barato. Existem propriedades com anos de construção, com uma arquitetura que retome a épocas específicas, que atraem conhecedores, investidores e apreciadores da área arquitetônica, tornando-as com valores ainda mais elevados.

Foto de entrada dos fundos de casa localizada na região Lago Norte em Brasília e com arquitetura e decoração que lembra elementos da Provence Francesa, com muitas cores
Projetos arquitetônicos autênticos e exlusivos também agregam valor aos imóveis

Calculando o valor do metro quadrado

É comum ficar desconfiado com valores de venda de imóveis quando você está procurando um novo lar, e é por isso que a etapa inicial de pesquisa é tão importante. Depois de escolher bem o bairro que você deseja, é preciso conhecer mais sobre a região. Para descobrir o valor por metro quadrado médio, você precisa unir uma quantidade significável de imóveis e fazer o cálculo um por um. Isso demandaria um grande trabalho da sua parte, correto?

Portanto, é interessante notar que o mercado imobiliário não é um setor tão exato, em que não ocorram variações. Esta também é uma área em que a palavra “depende” pode desempenhar um papel muito forte, pois, realmente, tudo é uma questão de perspectiva e análise mercadológica.

Felizmente, existem ferramentas que fazem você ganhar muito tempo na pesquisa. Calculadoras de avaliação como a desenvolvida pelo Comdono comparam seu imóvel com outros localizados na mesma região e com características parecidas para que você tenha uma ideia de valores de venda praticados e consiga definir o seu.

Instagram