Bairros de Brasília: Asa Norte
Bairros de Brasília: Asa Norte

Comdono 10 Dezembro 2019 Por Naiara Cavalcanti

Bairros de Brasília: Asa Norte

Dentre seus traços modernistas e arborizados, os bairros de Brasília carregam a história da inovação no planejamento urbano. As linhas de suas asas, idealizadas e projetadas por Lúcio Costa, representam estilos e características diferentes, mesmo estando relativamente perto uma da outra.

A liberdade dos pilotis, a segurança da Asa mais jovem do Plano Piloto e a vista do coração da cidade, que é o céu, são algumas das características que fazem este ser o melhor local para se viver e anunciar no DF. Da quadra dos restaurantes à quadra dos eletrônicos, na Asa Norte é possível encontrar de tudo sem ter que se locomover para outras regiões.

Junto com Asa Sul, Noroeste, Sudoeste/Octogonal e Cruzeiro, a Asa Norte forma o Plano Piloto. Sua estrutura arquitetônica lembra a de uma cidade verde justamente porque mistura elementos da natureza, ilustrados por seus grandes jardins e áreas arborizadas, com os edifícios comerciais e residenciais muito bem distribuídos ao longo das quadras. Confira a seguir os fatos sobre a Asa Norte que vão fazer você se apaixonar!

História do bairro

O bairro foi criado junto com Brasília, como parte do processo da interiorização da capital do Brasil. Sua primeira quadra foi a SQN 312, finalizada em 1965. O projeto e a aplicação arquitetônica e urbanística de Brasília deram a ela o título de Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1987.

O povoamento inicial se deu por meio dos imóveis funcionais, criados para abrigar servidores transferidos para a capital. Até hoje, muitos desses apartamentos são utilizados por famílias de deputados, senadores e militares que vivem temporariamente em Brasília.

Foto antiga em preto e branco do bairro de Brasília Asa Norte ainda na época de sua construção, quando surgiram os primeiros prédios residenciais
O início da Asa Norte se deu por meio das quadras residenciais

Tipos de imóvel

O caráter jovem e tranquilo do lado norte do Plano Piloto é o que guia o bairro que é o desejo número 1 em moradia no DF. Diferentemente da construção da Asa Sul, a Asa Norte teve uma construção mais orgânica, que ocorreu conforme a demanda. Isso permitiu que os apartamentos da Asa Norte fossem mais novos e modernos, já contando com toda a infraestrutura necessária.

Seus imóveis são menores do que os da Asa Sul, mas em compensação a oferta é bem maior. Há a possibilidade de morar em casas, apartamentos de 1, 2, e até 4 quartos, além das kitnets, muito comuns nos prédios comerciais do bairro.

Foto da fachada do Edifício Piazza Vitta, localizado no bairro de Brasília Asa Norte
Na Asa Norte você encontra opções de casas, apartamentos, kitnets e salas comerciais para compra e aluguel

Motivos para morar

O bairro conta com ótima infraestrutura de transporte, lazer e moradia. Com 3 dos maiores hipermercados (Carrefour, Extra e Walmart) e unidades dos supermercados Big Box, Carrefour Bairro e Pão de Açúcar espalhadas em toda sua extensão. Além disso, é na Asa Norte que ficam 2 dos principais hospitais públicos de Brasília: o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e o Hospital Universitário de Brasília (HUB).

Já a influência da Universidade de Brasília (UnB), que ocupa grande parte da região do bairro, permitiu que os apartamentos também fossem menores e mais acessíveis. É também um dos motivos para esta asa ser considerada um bairro boêmio, com um custo mais baixo e um estilo de vida que privilegia os dias e as noites. Isso dá sobretudo pelo Quadrilátero da Bebida, ou Baixo Asa Norte, representado pelos bares localizados entre a CLN 408 e 412. Dentre as atrações que mais agradam a comunidade estão o Parque Olhos D’Água e o Calçadão da Asa Norte, que além de serem os principais pontos para realização de atividades físicas na Asa Norte durante a semana, também tem eventos gratuitos que estimulam a movimentação local.

Os centros comerciais, como o Boulevard Shopping, o Brasília Shopping, o Liberty Mall e o Conjunto Nacional elevam o potencial de valorização da região, fazendo com que a Asa Norte seja o local ideal tanto para morar como para investir, principalmente se for levado em consideração a alta demanda por apartamentos no bairro e a oferta mínima, visto que os imóveis vagos logo são ocupados.

Montagem com duas fotos: do lado esquerdo, está a entrada do Parque Olhos d'Água e do lado direito está o shopping Boulevard junto ao supermercado Carrefour
O Parque Olhos D'Água é referência para lazer no bairro e o Boulevard integra shopping e supermercado em localização estratégica, ao lado das últimas quadras

Comprar imóveis na Asa Norte

Localização privilegiada e tudo o que você precisa a poucos passos de casa. Essa é a Asa Norte. O bairro de Brasília proporciona um dos maiores índices de qualidade de vida do País e com certeza há um apartamento que cabe nas suas necessidades. Trabalhe, estude, divirta-se, tudo onde seu lar se encontra. Escolha já seu imóvel na Asa Norte.

Instagram