Brasília tem bairro?
Brasília tem bairro?

Comdono 12 Dezembro 2019 Por Emília Felix

Brasília tem bairro?

Até hoje fica na cabeça aquela dúvida se Brasília é ou não uma cidade. E mais ainda, qual é realmente a diferença entre Distrito Federal e Brasília? Para compreender bem essa ideia, é preciso ter clara a diferença entre estados, distritos e municípios. Sabendo disso, fica mais fácil definir em qual das Regiões Administrativas de Brasília você quer comprar seu primeiro apartamento em Brasília. Sem mais dúvidas, chegou a hora de conhecer a nossa cidade como a palma da mão!

No Brasil, temos uma divisão entre Unidades Federativas: são 26 estados e o Distrito Federal. Isso serve para que cada um tenha autonomia e possa determinar regras de funcionamento próprias. Assim como os nossos estados se dividem em municípios, o Distrito Federal possui separação em 33 regiões administrativas. E por que é tão importante saber disso?

Cada Região Administrativa tem características únicas, e é isso que dá para a capital federal essa cara tão diversa. Conhecer o que elas oferecem é fundamental para saber onde morar. Muito além da localização, Brasília e suas cidades-satélites são palcos de comodidade, facilidade e lazer, tudo o que sua família precisa para viver momentos de qualidade em seu próximo lar.

Foto da capital federal vista de cima em um plano geral. A ideia é discutir se Brasília tem bairro ou não e como ela é dividida.
O Plano Piloto foi a primeira região de Brasília a ser planejada por Lúcio Costa

Bairros de Brasília para morar

Muitos fatores entram em conta quando pensamos em comprar um imóvel. Se sua família já é grande, o bem-estar dela é um dos pontos mais importantes. Você vai querer morar perto da casa dos pais, em um lugar seguro e perto da escola das crianças. Há espaço para lazer nas redondezas? Dá pra continuar minha rotina do mesmo jeito de antes morando nessa região?

Se você é uma pessoa que está acostumada com seu estilo de vida e dificilmente quer abrir mão disso, chegou a hora de procurar melhor e encontrar um bairro onde você possa utilizar o metrô para se deslocar até o trabalho, ou onde seus filhos possam ir para o inglês a pé, sem maiores preocupações. Mas é bom lembrar que nem tudo é tão simples assim. Algumas pessoas estão dispostas a abrir mão de alguns costumes para terem uma casa maior, num bairro melhor e que talvez não seja tão perto da academia ou do supermercado. Tudo tem que ser avaliado para ver se realmente vale a pena.

Conheça algumas das principais regiões:

  • Águas Claras: mais afastada do Plano Piloto, já possui infraestrutura para que você concentre toda a sua vida na região. São escolas, faculdades, centros comerciais, parques, academias e inúmeras opções de restaurantes para que você nunca mais fique preso em engarrafamentos desnecessários;
Foto do bairro de Brasília Águas Claras, dando destaque para os prédios altos típicos da região
Águas Claras possui infraestrutura para oferecer o que você precisa ao lado de casa
  • Guará: é uma boa pedida para você que ainda depende do centro de Brasília por conta do trabalho ou da faculdade. A 20 minutos do Plano Piloto, com transporte público acessível e suas principais necessidades atendidas a poucos metros de casa;
  • Asa Norte e Asa Sul: no centro da capital, os primeiros bairros a serem criados representam comodidade e localização privilegiada com opções de casas e apartamentos de todos os tamanhos. As quadras comerciais e residenciais fazem com que as principais necessidades sejam atendidas do lado de casa;
  • Lago Norte e Lago Sul: pensados para famílias maiores, os lagos oferecem casas grandes e até algumas mansões, perfeitas para quem busca um lar espaçoso e com quintal. Por serem relativamente próximos do centro, são opções viáveis para quem precisa se locomover todos os dias;
Foto do bairro de Brasília Lago Norte visto de cima
O Lago Norte conta com casas e apartamentos de tamanhos maiores e próximos do centro
  • Taguatinga: já pensou conseguir resolver todo tipo de coisa em seu próprio bairro? Casas, apartamentos, centros comerciais, shoppings, hospitais, educação e transporte de qualidade. Isso é um pouco do que você encontra nessa região, que é uma das RAs mais ricas do Distrito Federal.
Foto da Praça do Relógio, lugar característico do bairro de Brasília Taguatinga
A Praça do Relógio é um ponto central e característico de Taguatinga

Brasília vs. Distrito Federal

Acaba que utilizamos Brasília como um nome para o todo que representa o Distrito Federal, quando na verdade Brasília diz respeito à região administrativa que compreende o Plano Piloto. Mais precisamente, são a Asa Norte, a Asa Sul, o Lago Norte, o Lago Sul, o Cruzeiro e a Octogonal. Brasília é só uma maneira mais carinhosa de se referir às regiões que compõem o nosso tão rico Distrito Federal.

Hoje o Comdono já possui imóveis nos seguintes bairros: Asa Norte, Asa Sul, Lago Norte, Lago Sul, Guará, Sudoeste, Noroeste, Park Sul, Taguatinga, Samambaia, Cruzeiro, Jardim Botânico e Águas Claras. Nossa meta é crescer a cada dia para que você possa buscar casas e apartamentos em Brasília na região de sua preferência. Compre seu próximo imóvel COMDONO e livre-se das taxas absurdas cobradas por imobiliárias. É COMDONO que você e sua família constroem um lar.

Instagram