Como comprar imóveis: da busca ao cartório
Como comprar imóveis: da busca ao cartório

Como comprar | Passo-a-passo 25 Janeiro 2020 Por Naiara Cavalcanti

Como comprar imóveis: da busca ao cartório

Decidir comprar um imóvel e realizar o sonho da casa própria é uma das tomadas de decisão mais complexa e importante que uma pessoa pode tomar na vida. É preciso estabelecer prioridades e necessidades, buscar imóveis, escolher quais visitar, negociar, cuidar da documentação, e, enfim, pegar as chaves e se preparar para a próxima etapa: a mudança.

Parece uma missão quase impossível, não é mesmo? É por isso que as imobiliárias se tornaram tão famosas, podendo cobrar taxas altamente abusivas sem grandes questionamentos. Mas, nós chegamos para revolucionar o mercado imobiliário e te mostrar que não existe corretor melhor do que você mesmo!

Vamos lá? Conheça agora como comprar imóveis, da busca ao cartório.

Busque um imóvel

O primeiro passo na hora de decidir comprar um imóvel é buscar por alguns que sejam compatíveis com a casa dos seus sonhos e com o seu orçamento. Cada tipo de imóvel, casa ou apartamento, vai atender as pessoas de formas diferentes.

No caso de Brasília, em que há grande concentração de empresas e escolas/faculdades no Plano Piloto, os tipos diferentes de imóveis vão, mais ainda, atender pessoas diferentes e de maneiras também distintas. Por isso, já é importante você elencar alguns critérios de antemão.

Comece pela localização. Em qual bairro você deseja morar? E o que você busca neste bairro? Essas são algumas das perguntas iniciais que você deve se fazer.

Depois de determinar onde você quer morar, é hora de ver qual a sua necessidade e/ou da sua família. O imóvel precisa ter muitos quartos? Ou é fundamental que esteja dentro de um condomínio fechado? Esses e outros fatores podem ser essenciais na hora de filtrar os imóveis que você for buscar.

Com alguns critérios determinados, fica muito mais fácil procurar. Pela busca na internet, você consegue procurar imóveis pelos diferentes bairros da cidade e determinar outros filtros, como o tipo de imóvel e a quantidade de quartos.

Mapa de Brasília com alguns bairros (Águas Claras, Taguatinga, Cruzeiro, Lago Norte, Noroeste, Asa Norte, Asa Sul, Park Sul) demonstrando que no site no COMDONO é possível buscar imóveis filtrando a região de preferência.
Utilize filtros na busca do seu imóvel para focar na região de sua preferência

Salve os imóveis favoritos e compare-os

Você provavelmente vai encontrar mais de um imóvel que te agrade, então que tal salvá-lo em seus imóveis favoritos para poder criar uma lista de quais realmente são interessantes de você dar uma analisada e realizar uma visita presencial?

Mas se a lista for grande, é possível que você não lembre mais o que foi que te agradou no primeiro imóvel, não é mesmo? Ou talvez as características de um sejam tão diferentes de outro que você não faz ideia de como realizar a comparação

Para isso, use uma tabela ou documento onde você possa anotar as informações de cada um. Comparando características, fica mais fácil comparar os imóveis mais parecidos para depois passar para a etapa de visitação dos selecionados.

Fale com o dono

Com os seus imóveis preferidos selecionados, fica muito mais fácil decidir quais visitar e finalmente ir ver o seu possível novo lar. Para isso, basta falar direto com o dono. Então, é hora de marcar a visita ao imóvel dele.

Não esqueça de anotar tudo em algum bloco de notas ou em seu celular para ter todas as informações à mão. Assim, você faz uma comparação dos imóveis para além das questões técnicas, podendo ver questões como a vizinhança e suas vantagens, as condições de tetos, paredes e outros da casa e como é a incidência solar, por exemplo. Tudo isso entrará na conta na hora de analisar qual imóvel é o mais ideal para você.

Dessa forma, escolher com quem negociar também fica mais simples. Inicie uma conversa voltada já à negociação do imóvel para que ele seja seu. Vale tentar contrapor a proposta do dono ou até oferecer uma permuta, por exemplo.

Como você irá tratar diretamente com o dono, a possibilidade de conseguir outras condições para a sua compra é maior do que se a negociação tivesse intermediação da imobiliária. Se você tiver a quantia para realizar a compra à vista, essa é uma grande vantagem na hora de apresentar uma contraproposta. E como o vendedor não precisará arcar com taxas tão altas como as de comissões imobiliárias, há espaço, também, para uma maior flexibilidade na negociação do preço de venda.

Infográfico com o título
Negociar é comunicar! Da maneira certa, você consegue um negócio vantajoso para os dois

Escolha a forma de pagamento

É hora de determinar, enfim, as condições acertadas. Como será o pagamento? À vista ou por meio de financiamento imobiliário? Se você optou por esta última opção, é bom conhecer todas as modalidades existentes de financiamento.

Além disso, não se esqueça de que existem diversas calculadoras que simulam financiamento e que são bem úteis para você que está na dúvida sobre como comprar imóveis. A simulação de financiamento imobiliário avalia sua proposta com mais de um banco para que você tome a decisão sem que precise visitar as instituições bancárias uma a uma.

Oficialize a negociação

Todas as condições foram estabelecidas e agora só falta compilar tudo em um contrato de compra e venda para reconhecer as responsabilidades de ambas as partes, comprador e dono. Geralmente, é necessário fazer uma análise documental para averiguar se está tudo certo com as documentações do proprietário e do imóvel. Essa análise assegura que o imóvel não tenha dívidas que podem vir a se tornar suas se você virar o novo dono do imóvel, por exemplo.

Procure plataformas de busca que façam uma verificação documental do proprietário e do imóvel. Com tudo regularizado antes mesmo do anúncio sair no ar, você elimina inseguranças de negociar um imóvel com pendências.

Voltando ao contrato de compra e venda, este deve conter os documentos do imóvel, do comprador e do vendedor, além de ter termos sobre a transação em si, todas as condições e os riscos. Se você for comprar um apartamento na planta, que ainda está em construção, o seu contrato será um de promessa de compra e venda.

Mas, atenção! Assinar esses contratos, tanto o de compra e venda como o de promessa, ainda não transfere a propriedade do imóvel para o comprador.

Banner com o seguinte texto: Quais documentos você precisa para comprar um imóvel? Leia o artigo agora mesmo para saber mais.
Além do contrato, existem outros documentos envolvidos na compra que não podem faltar

Compareça ao cartório

Com o contrato em mãos, você precisará ir ao cartório para reconhecer firma e deixar tudo em ordem caso seja preciso posteriormente para fins jurídicos. Após, será preciso pagar o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), fazer a escritura pública e registrar o imóvel para finalmente poder chamá-lo de seu. O ITBI é um imposto devido à prefeitura de seu município ou, no caso do Distrito Federal, ao GDF (Governo do Distrito Federal). O seu valor varia de local para local e no DF é de 3% do valor do imóvel.

Somente após pagar o imposto você poderá realizar a escrituração e o registro. Para imóveis comprados à vista, a escritura pública de compra e venda decreta a transferência do bem para o comprador e a solicitação de abertura para o processo pode ser realizada online, pelo programa Escritura Simples, tornando necessária a presença em cartório somente para assinatura. No caso de imóveis financiados, entende-se que o contrato entre o banco e o comprador do imóvel tem a mesma força que a escritura pública.

Com ITBI pago e escritura assinada, deve-se registrar o imóvel em seu nome para que você possa tornar-se o novo proprietário oficial.

Comemore sua conquista

Você já aprendeu cada passo sobre como comprar imóveis. E após passar por essa jornada de compra, é hora de relaxar e aproveitar muito a sua nova conquista. E estamos aqui para comemorar junto com você!

Ao comprar um imóvel, você contribui em mudanças significativas no mercado imobiliário, além de ajudar a aquecer o setor, gerando mais economia para o país. Isso implica em maior valorização do seu bem e do seu investimento, principalmente. Mas não para por aí!

O que realmente nos propomos a fazer é ajudar pessoas a construírem um lar. Acreditamos que é em sua casa que você constrói as memórias mais afetivas com sua família, amigos e, inclusive, bichinhos de estimação. A conexão do seu lar com você mesmo é o que nos move e esperamos poder proporcionar essa experiência a você.

Por isso, aproveite as vantagens de comprar direto com o dono e comece já! Com certeza existe um dono te esperando para negociar, acesse nosso site e comece a sua própria jornada de compra.

Instagram