Como fazer uma permuta de imóveis
Como fazer uma permuta de imóveis

Dica | Como comprar | Como vender 17 Dezembro 2019 Por Emília Felix

Como fazer uma permuta de imóveis

Tem um imóvel e quer trocar por outro? A solução ideal para agilizar o processo de compra e venda pode ser a permuta de imóveis. O processo é prático e você ainda pode ser isento do imposto de renda.

Depois de realizar o sonho do primeiro apartamento, é hora de alcançar conquistas maiores. Uma família maior pede por um salto no seu estilo de vida: mudar de bairro, uma casa maior, um apartamento com mais quartos e uma varanda, um quintal grande para o animal de estimação, são muitas as possibilidades, uma delas com certeza casa com a sua.

Com a permuta de imóveis é possível vender seu imóvel e comprar sua casa própria no mesmo processo, assim você ganha tempo e fica cada vez mais perto de concretizar esse sonho. Acompanhe o passo-a-passo e veja como é fácil!

Duas mãos trocando presentes simbolizando o processo de permuta de imóveis
Trocar um imóvel por outro é mais simples do que você imagina

O que é a permuta de imóveis

A permuta de imóveis nada mais é do que a troca de um pelo outro. Essa troca pode ser feita entre casas, apartamentos, terrenos e até mesmo imóveis na planta. Ela não exige que haja dinheiro no processo, já que tratam-se de dois bens a princípio equivalentes.

O processo é reconhecido como legal e envolve documentação e segurança jurídica como todos no setor imobiliária. A diferença é que ela possui algumas particularidades, sobretudo com relação ao Imposto de Renda.

Duas jovens sentadas na grama, cada uma com uma pasta, simulando o processo de permuta de imóveis
A permuta permite a troca entre bens sem que haja dinheiro envolvido no processo

Como definir o valor de venda

Antes de fechar negócio, é preciso que os envolvidos conversem sobre o valor de venda de cada um dos bens envolvidos. Para isso, é ideal fazer uma avaliação imobiliária comparando com semelhantes para verificar se o valor de venda está adequado ao que está sendo praticado no mercado. Assim, ninguém sai lesado no processo. 

É importante ressaltar que existem vários tipos de permuta. Uma vantagem da permuta de imóveis é a não necessidade de envolver dinheiro no processo, já que o valor dos bens assume esse papel, mas isso não significa que só se faz permuta quando os imóveis são avaliados com o mesmo valor.

Aí entra o que chamamos de permuta com torna. Os bens trocados podem ter valores diferentes, desde que a diferença seja paga. É mais recorrente do que parece, justamente porque quando pessoas trocam de imóvel, procuram por unidades maiores, e geralmente com valores maiores do que o imóvel que possuíam. Nesse caso, a permuta é vantajosa porque a troca já “abate” parte do pagamento do novo imóvel, fazendo com que o comprador consiga condições mais vantajosas de financiamento imobiliário para quitar o restante do valor.

Duas mulheres sentadas em um balcão tomando café enquanto conversam e sorriem sobre a definição de preço de compra e venda para sua permuta de imóveis
O tipo de permuta depende dos valores dos bens que serão trocados

A documentação necessária

Se você optar pela permuta de imóveis, fique atento porque assim como qualquer transação imobiliária, será preciso fazer um contrato, nesse caso na modalidade escritura pública, que deixe claro o valor de cada um dos imóveis e a responsabilidade de cada uma das partes com relação aos tributos, se for necessário. Além disso, será preciso seguir o procedimento regular de escritura, que custa entre 4% e 6% do valor do imóvel.

A modalidade de permuta costuma ser muito visada pelos corretores de imóveis, porque na prática é como se realizassem duas vendas ao mesmo tempo, o que significa que em uma mesma negociação, recebem taxas de corretagem dos dois envolvidos.

Um casal abraçado lendo um documento e prontos para assinar. Do outrro lado da mesa, o responsável pela negociação dessa permuta de imóveis
O contrato formaliza os valores e os termos da permuta

Como declarar no imposto de renda

A tributação do imposto de renda é um dos principais elementos que tornam a permuta de imóveis um negócio vantajoso. O valor é um detalhe muito importante para a permuta, porque caso os dois imóveis sejam vendidos pelo mesmo preço, o negócio fica isento de imposto de renda.

Já no caso de permuta de imóveis com torna, os gastos com o imposto de renda ficam a cargo de quem a recebeu. Contudo, há um detalhe importante: caso o valor do imóvel que foi declarado mais a torna somem um valor menor do que R$ 440 mil, também haverá isenção. Vale lembrar que essa lei só se aplica desde que o proprietário não tenha vendido ou transferido imóveis pelos últimos 5 anos.

Uma pessoa sentada em sua mesa com papéis e uma calculadora, fazendo os cálculos de sua declaração de imóvel vendido em imposto de renda
A isenção no IR só vale se os bens permutados forem avaliados com o mesmo valor

Como saber se vale a pena

Para alguém que tem urgência na venda porque quer se mudar de uma vez, a troca pode ser bem vantajosa. Imagine ter um terreno ou um apartamento na planta e poder trocar por uma casa ou apartamento já finalizados? É um ganho de tempo, alívio no seu bolso e na burocracia que é parte de todo processo dentro do mercado imobiliário.

Evitar financiamentos imobiliários é mais uma das vantagens de optar pela permuta de imóveis. Como a troca ocorre diretamente entre o comprador e o vendedor, não há passagem por nenhuma instituição financeira, facilitando para os dois, que quitam as dívidas de uma vez. Não é como uma hipoteca, por exemplo, onde o imóvel fica no nome do banco até que você finalize o pagamento das parcelas.

Um casal sentado no chão envolto por várias caixas de papelão com itens de mudança
A permuta de imóveis pode ser vantajosa caso você tenha urgência na mudança

Por onde começar?

No Comdono, estamos preparados para te ajudar a encontrar a melhor condição para que você troque seu imóvel e comemore o início de 2020 em seu novo lar. Para começar, por que não anunciar seu apartamento no site e procurar as opções que mais te agradam?

É prático e rápido. Do seu jeito, no seu tempo. Compre, venda ou troque COMDONO.

Instagram