Como vender imóvel sem corretor
Como vender imóvel sem corretor

Comdono | Como vender 05 Dezembro 2019 Por Naiara Cavalcanti

Como vender imóvel sem corretor

Ao pensar em anunciar o seu apartamento ou casa, a primeira coisa que vem à mente provavelmente é a de pesquisar uma imobiliária com boas referências ou um corretor de imóveis de confiança, não é mesmo? Mas nós viemos te trazer outra realidade: não há corretor melhor do que você mesmo!

É hora de revolucionarmos o mercado imobiliário, dando autonomia aos donos de imóveis e aos interessados para que possam se tornar protagonistas dos seus próprios processos de negociação. Confira a seguir as principais questões levantadas quando se fala sobre anunciar imóvel sem corretor.

4 pessoas sentadas lado a lado com sacolas de compras nas mãos e observando telas de tablets
A tecnologia se tornou um grande parceiro no processo de compra

Devo anunciar na internet?

O consumidor está, em geral, mais exigente e atento a como ele investe não somente seu dinheiro, mas seu tempo. Com o uso da tecnologia para oferecer maiores possibilidades, autonomia e economia de tempo na vida dos consumidores, ocorreu uma ruptura com modelos tradicionais de negócio.

Já se espera que os serviços e produtos sejam inovadores, apresentando reais soluções de problemas de forma mais rápida e com um atendimento humanizado, mesmo que este seja realizado por intermédio da tecnologia. Segundo pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a expectativa de 41% dos brasileiros é de que a tecnologia possa oferecer mais autonomia na hora do consumo.

Mulher segurando celular e ao mesmo tempo utilizando ipad com caneta digital para fazer um processo de compra e venda imobiliária com o auxílio da internet
A internet trouxe ganho de tempo em todas as etapas do processo de compra e venda

Como a tecnologia entra no processo?

O mercado imobiliário ainda é um mercado bastante tradicional. Por envolver investimentos bem altos, a adequação deste mercado a novas tecnologias e maneiras de consumo ainda ocorre em um ritmo diferente de demais segmentos.

Diferentemente do que muitos acreditam, o uso da tecnologia pode facilitar processos, assim como diminuir custos. Com as tradicionais imobiliárias, o consumidor está acostumado a pagar taxas bem altas, que giram em torno dos 7%. Já imaginou anunciar um imóvel pela imobiliária e ter que pagar uma porcentagem tão alta, da qual dificilmente você sabe do que realmente se trata?

Essas empresas estão cobrando de você muito mais do que taxas de comissão, elas estão embutindo em seus valores taxas referentes ao marketing de seu anúncio. Porém, a tecnologia possibilita, também, que você tenha acesso a informações e possa se desprender de taxas tão abusivas.

Foto de um drone sobrevoando uma cidade mostrando que esse tipo de tecnologia chega para facilitar a ilustração de imóveis em mais possibilidades de ângulos
Soluções modernas reduzem os custos do processo e facilitam o andamento

Como definir o preço de venda?

Um dos principais medos ao vender sozinho é vender o imóvel por um valor menor do que ele merece por conta de pressa. Primeiro de tudo, saiba que o processo de compra e venda imobiliária é longo e pode levar às vezes até mais de um ano, mesmo que você opte por trabalhar junto a um corretor ou a uma imobiliária.

Para avaliar seu imóvel, é preciso pesquisar e comparar seu imóvel com outros semelhantes para se ter uma noção dos preços praticados no mercado, até porque não é só a estrutura física que conta, mas também sua localização. Felizmente, existem ferramentas que te ajudam a passar por essa fase gratuitamente, como é o caso da calculadora de avaliação do Comdono

Papéis com plantas de imóvel e por cima, em primeiro plano, uma fita métrica
Para avaliar o valor de venda, comece pelos aspectos físicos do seu imóvel

Qual é a documentação envolvida?

Talvez uma das etapas mais importantes na negociação, a documentação é o que firma o compromisso entre comprador e vendedor e dá valor jurídico para a transação imobiliária. A compra e venda de imóveis tem em si sua burocracia, mas acredite se quiser, apenas alguns tipos de venda precisam realmente de um profissional para acompanhar a venda.

Isso também não significa que você deve anunciar seu imóvel e começar a vender sem ter conhecimento das leis e dos documentos que precisam ser checados, até porque é uma questão de segurança para os dois lados. Comece com uma listagem de todos os documentos importantes e veja o papel e a importância de cada um deles na negociação.

Além de economizar até 7% na venda do seu imóvel que você gastaria com taxas de corretagem, você ganha autonomia no processo e a certeza de que ninguém está te “passando a perna” no processo, porque está acompanhando tudo de perto.

Foto de uma pilha de documentos representando o checklist de documentos envolvidos no processo de compra e venda de imóveis
Tomando nota dos documentos necessários, você consegue tocar o processo sozinho

Como encontrar o comprador ideal?

O marketing digital e as plataformas online para a compra e venda de imóveis já são utilizadas hoje pelos corretores para alcançar interessados mais rápido, até porque toda compra de imóvel começa com uma simples pesquisa na internet. Use isso a seu favor para chamar atenção de compradores desde o primeiro contato com seu imóvel: faça fotos de qualidade, uma descrição atrativa e promova um atendimento educado e de qualidade.

Se você mostra que conhece o processo de compra, dá mais confiança para o comprador de que vocês podem fechar um negócio rápido e seguro. Conversando mais sobre suas intenções, você consegue de forma amigável saber mais sobre a etapa da jornada de compra em que ele está. Com isso, você sabe como ajudar pontualmente, desde o início da busca até a hora de fechar a compra em si.

Foto de família sentada em um sofá, contendo mãe, pai, duas filhas pequenas e no centro um cachorro grande de pelagem dourada
Mais do que compradores, você deve encontrar uma família compatível com o imóvel

Como apresentar o imóvel na visita?

Muitas pessoas acreditam que apenas um corretor sabe vender um imóvel adequadamente, mas quem melhor para falar sobre o imóvel do que você, que morou ali por tantos anos? Compradores se interessam, além da estrutura física do bem em si, sobre a história daquela casa ou apartamento, nas famílias que viveram ali e em seus estilos de vida.

Lembre-se de que a venda de um imóvel é um combo completo com a localização onde está inserido. Por isso, reforce aspectos positivos sobre a vizinhança, sobre segurança, comércios, supermercados e hospitais que possam estar por perto e tudo mais que você achar relevante para favorecer a venda.

Novamente, aqui vem aquela questão de conhecer o seu público e suas necessidades. Prioridades para jovens recém-casados provavelmente não são as mesmas de um casal mais velho e com filhos, então tente dar ênfase para o que você considerar mais relevante para cada um.

Foto de homem apresentando imóvel para uma mulher, apontando com as mãos para a porta direcionando que ela deve entrar para conhecer
Fale da estrutura física do imóvel,  mas também sobre o estilo de vida naquela região

O que ganho sem a exclusividade do corretor?

É de praxe que corretores e imobiliárias queiram trabalhar com exclusividade na hora de vender seu imóvel, ou seja, serem os únicos com permissão para anunciar e vender, impedindo que você utilize outros sites, placas físicas e até o boca a boca por um período pré-definido entre vocês.

Duvide de propostas como essa para que você tenha um leque cada vez maior de opções e possa utilizar de todas as oportunidades na hora de tentar vender. Dessa forma, você maximiza as possibilidades e tem chances de concretizar a venda do seu imóvel mais rápido.

Como negociar de forma inteligente?

Achar que você não sabe como vender o imóvel é muito comum, mas para isso, existem algumas dicas que são infalíveis. Pense em perfis de compradores ideais e em suas principais necessidades. O que seu imóvel oferece que pode atendê-las? Foque nos pontos principais do seu imóvel de acordo com o comprador que está interessado. O truque aqui é entender que cada comprador é diferente, então sua abordagem também deverá se adaptar para cada um deles.

Esse momento é muito importante para você conhecer mais sobre a situação atual do comprador e poder ajudá-lo da melhor forma. Sabendo disso, você pode propor soluções que atendam os dois lados e criar uma relação mais próxima com o comprador para que ele acredite em seus argumentos de venda sem sentir que está sendo enganado.

Foto de um homem e uma mulher sentados em uma mesa, frente a frente, conversando sobre a negociação do imóvel que está sendo realizada entre eles
Na negociação, reforce como o seu imóvel soluciona as dores do comprador

Por onde começar para anunciar imóvel sem corretor?

O Comdono é o site que chegou para revolucionar o mercado imobiliário. Acreditamos que você pode e deve ter autonomia na compra do seu lar e/ou na venda de seu imóvel. Retomando a pesquisa da CNDL e SPC com o Sebrae, mais da metade dos consumidores acreditam que a tecnologia contribui na qualidade de seu tempo, no acesso à informação, na simplificação das compras e na conexão com outras pessoas. E é com base em todas essas questões que te oferecemos tudo que você precisa em um só lugar.

Cada imóvel tem uma história, cada lar abriga grandes memórias. E é nesse sentido que buscamos acolher as histórias do dono de forma única e com sua identidade própria. Ao contar a sua história com o seu imóvel, conseguimos transmitir para potenciais compradores muito mais do que uma casa ou apartamento à venda. Transmitimos um espaço de aconchego, de memórias, com a verdadeira sensação de um lar.

Você é a nossa prioridade. Contar a história do seu lar é o nosso lema. Donos e compradores juntos em um só lugar. Participe deste movimento conosco!

Instagram