Comprei um imóvel, e agora?
Comprei um imóvel, e agora? Foto: Pexels

Como comprar 23 Janeiro 2020 Por Emília Felix

Comprei um imóvel, e agora?

Pegar as chaves do seu novo imóvel é tudo de bom! Fazer parte do grupo de brasileiros que alcançaram o sonho da casa própria é sinônimo de segurança, estabilidade e legado para a família. Mas novas conquistas trazem consigo novas responsabilidades, e existem alguns pontos que não podem ficar fora do radar de um novo proprietário. Com essas dicas, você vai estar preparado para assumir o compromisso de cuidar do seu novo lar. Imóvel em Brasília é COMDONO.

 

Gastos essenciais

O mais intuitivo é que você agora terá despesas mensais com o seu imóvel, mas isso não muda muito se antes você vivia de aluguel, porque geralmente é o inquilino quem banca contas como água, luz, condomínio e IPTU. Nos primeiros meses, é a hora de observar o valor médio de cada uma para encaixá-las perfeitamente em suas finanças.

Se você mudou para um imóvel maior, tenha em mente que a conta de IPTU também vai ser alterado, porque ele é calculado com base no valor venal da sua casa, apartamento, sala comercial ou outro tipo de propriedade. Ele pode ser pago à vista, parcelado ou ainda com a utilização de créditos do programa Nota Legal, caso você seja do Distrito Federal.

 

O valor que você paga anualmente de IPTU depende do tamanho do seu imóvel

 

Quitar o seu financiamento

Se você não comprou seu imóvel à vista, provavelmente optou por um financiamento imobiliário. Junto ao banco de sua escolha, você decidiu um valor para a entrada e a quantidade de meses do seu pagamento, com isso, assumiu um compromisso com parcelas que não podem ultrapassar 30% da sua renda mensal familiar.

A responsabilidade de arcar com os custos do financiamento é parte do seu acordo para se tornar proprietário de um novo imóvel. Lembre-se que as parcelas estão sujeitas a taxas de juros, que inclusive podem ser revistas caso você observe mudanças no mercado financeiro, como já explicamos aqui quando falamos sobre a portabilidade de financiamento.

 

Os principais detalhes de um financiamento são a entrada, o número de parcelas, o valor da
parcela e a taxa de juros. No e-book, você confere cada um deles de perto!


 

Questões estruturais do imóvel

Adquirindo as chaves do seu novo apartamento, você fica a cargo de tudo que está relacionado à parte física do imóvel. Problemas estruturais que possam surgir tanto na sua casa como nas áreas comuns passam a entrar nas suas contas. Por isso é muito importante conhecer bem o imóvel antes de decidir comprá-lo.

Não tenha medo de investir na vistoria do imóvel. Prepare uma boa lista de itens para verificar e cheque cada detalhe para ter certeza de que você não vai ser responsável por eventuais avarias. Observar necessidades de reparo no condomínio, por exemplo, pode sugerir possíveis taxas extras nos próximos anos. Para te ajudar, temos um checklist com os principais elementos que você precisa conferir na hora da vistoria.

 

A vistoria é uma garantia de que está tudo ok com o imóvel que você vai comprar


 

Como estar prevenido?

Esse nível de detalhe deve estar especificado no seu contrato de compra e venda. Redija uma parte sobre direitos e deveres para que seja registrada a responsabilidade por problemas estruturais do imóvel. É inclusive um momento para argumentar se alguma avaria pode render descontos na compra.

Se você decidiu comprar um apartamento na planta, a conversa deve ser com a construtora, que fica responsável por vícios no imóvel durante alguns anos, a partir da finalização da obra. A negociação deve incluir documentos que atestem aspectos técnicos e a qualidade dos materiais utilizados no acabamento, assim você tem mais segurança na compra.

 

Em imóveis na planta, a construtora é responsável pela qualidade do acabamento

 

O COMDONO oferece as melhores condições para que você já comece 2020 comemorando as chaves do seu novo imóvel em Brasília. Conte com um serviço seguro e eficiente sem as taxas abusivas cobradas por imobiliárias. #socomprocomdono

Instagram