Coronavírus e home office: como se organizar na quarentena?
Coronavírus e home office: como se organizar na quarentena?

Dicas 19 Março 2020 Por Emília Felix

Coronavírus e home office: como se organizar na quarentena?

E se eu dissesse que você pode continuar solucionando o problema do seu cliente mesmo sem poder sair de casa? Seguindo orientações do Ministério da Saúde (MS), milhares de brasileiros têm adaptado suas jornadas de trabalho para o regime home office, também conhecido como teletrabalho, para proteger seus colaboradores da propagação e contágio do coronavírus (Covid-19). O COMDONO é um dos exemplos de empresas que com ajuda da tecnologia, seguem prestando um serviço de qualidade para ajudar na busca de um novo lar. Com algumas dicas, você vai ver que existem formas de não deixar o cliente esperando e proporcionar um atendimento de qualidade durante a quarentena. Vamos lá?

Uma montagem com três fotos de estações de trabalho em casa. Na primeira, há um notebook e uma televisão como segunda tela; na segunda, há um notebook e a cauda de um gato e na terceira há um notebook e um caderno com algumas anotações.
No COMDONO procuramos as melhores formas para cada um trabalhar o conforto de casa

Sua saúde em primeiro lugar

Eu sei que você quer ajudar, mas de nada adianta se você não estiver seguro e ciente de todas as medidas para prevenir a infecção do coronavírus. Preste atenção em algumas medidas importantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) para redução de riscos:

  • Higienize as mãos frequentemente com álcool em gel ou com água e sabão
  • Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço ou com o cotovelo flexionado
  • Evite o contato com qualquer um que esteja com febre ou tosse
  • Se estiver com febre, tosse e dificuldade para respirar, procure ajuda médica o quanto antes. Não se esqueça de fornecer informações sobre viagens recentes
Infográfico da Agência Senado com dicas de prevenção contra a propagação do coronavírus.
A Agência Senado preparou um infográfico com dicas importantes sobre a prevenção

 

É importante não manter o pânico! Se você estiver com sintomas respiratórios suaves e não possui um histórico de viagens recentes, siga as medidas de precaução mencionadas e permaneça em casa até que você esteja 100% recuperado.

No trabalho, busque alternativas nas atividades remotas

O número de casos confirmados para o coronavírus no Brasil é de 234. Já há casos em todas as regiões do país, com destaque para o estado de São Paulo, com 152 casos confirmados. Além do fechamento de bancos, shoppings e restaurantes durante a quarentena, outras medidas têm sido tomadas para o enfrentamento da propagação da infecção e Covid-19. Para evitar a transmissão local, empresas têm implementado o teletrabalho.

Muitos gestores temem o home office porque estão acostumados com o trabalho presencial, mas a experiência pode ser boa para trabalhar a comunicação interna e a colaboração entre equipes. É um método que exige adaptação, mas que está validado e é utilizado por empresas no Brasil todo que não têm sede ou que possuem colaboradores de outras cidades.

Confira algumas vantagens do home office:

  • Economia de recursos utilizados com a manutenção de um espaço físico
  • É possível fazer seu próprio horário de trabalho
  • O conforto de trabalhar em casa
  • Ganho de tempo usado no deslocamento
Infográfico com personagens conversando por meio de dispositivos móveis e o seguinte texto: "O COMDONO se preocupa com seus colaboradores, por isso estamos de Home Office" e um selo escrito "Empresa responsável respeita a quarentena".
No COMDONO, respeitamos a quarentena para proteger nossos colaboradores

Utilize ferramentas para otimizar os processos

Gerir uma equipe à distância não é fácil, mas a internet dispõe de muitos programas e aplicativos que tornam mais prático e transparente os fluxos de trabalho. A parte boa é que em algumas as informações ficam registradas para que qualquer usuário tenha acesso e possa acompanhar o andamento das demandas como um todo.
Veja que ferramentas utilizar para resolver algumas das principais questões no que diz respeito ao trabalho em equipe:

  • Comunicação interna: para conversar com os colaboradores, utilize o Slack, Discord ou até o tão conhecido Whatsapp. Vocês podem conversar por mensagens de texto, enviar imagens, vídeos e até gifs para dar um pouco de dinamismo às discussões. As mensagens ficam salvas, vocês podem conversar individualmente e também em grupo.
  • Gerenciamento de tarefas: criar tarefas e definir prioridades fica mais fácil quando você usa o Trello ou o Basecamp. É possível atribuir pessoas, tags e datas para cada demanda, assim você organiza visualmente a melhor forma de dar vazão para os desafios da sua equipe.
  • Chamadas de áudio e vídeo: para quem prefere uma comunicação mais direta, existem plataformas que também permitem conversas em áudio e vídeo. É o caso do Discord, do Hangouts, do Whatsapp, do G Suite e do Whereby. Faça reuniões entre as áreas e depois com toda a equipe sem sair de casa.
  • Transferência de arquivos: para que todos tenham acesso aos mesmos documentos, vocês podem unificar tudo em programas como o Google Drive, Dropbox, One Drive ou utilizar outros recursos como é o caso do WeTransfer, que disponibiliza arquivos para download.
Imagem demonstrativa do programa Trello, utilizado para organização de projetos por meio de listas e cartões com detalhamentos de cada tarefa.
No COMDONO, nos organizamos pelo Trello e tem sido produtivo para acompanhamento geral

 

Essas são algumas dicas de uma empresa que se adaptou para continuar oferecendo um serviço de qualidade para seus clientes. Usamos a tecnologia e o marketing digital para oferecer uma nova forma de comprar e vender imóveis. Ao negociar direto COMDONO, você ganha tempo e maior qualidade de vida. Oferecemos todas as ferramentas necessárias para descomplicar e otimizar o processo.

Separados pela segurança, mas juntos por uma causa. Se quiser conhecer mais sobre o trabalho realizado no COMDONO, acesse nosso site.

Instagram