Entenda a importância da vistoria do imóvel
Entenda a importância da vistoria do imóvel

Como comprar 02 Janeiro 2020 Por Emília Felix

Entenda a importância da vistoria do imóvel

Você já deve ter ouvido falar na vistoria de imóveis. Comprar uma casa nova é só alegria! Mas é preciso ficar atento a alguns detalhes que podem fazer a diferença na hora de construir um lar e morar bem em Brasília. Fazendo uma vistoria minuciosa, você evita problemas futuros e garante que todos os dados do seu apartamento estão de acordo com a documentação e que está tudo certo com a venda. Assim, você pode morar bem e sem preocupações. Vamos lá!

O processo de vistoria é fundamental para qualquer tipo de imóvel, seja ele próprio ou alugado. Certifique-se de que tudo será checado antes mesmo da entrega das chaves, para ter certeza de que o que foi acertado em contrato estará sendo cumprido. E vale de tudo, tem que prestar atenção mesmo e ser bem criterioso. Afinal, é do seu lar que estamos falando, não é mesmo? Se você preferir, também pode contar com a ajuda de profissionais como engenheiros civis, bombeiros hidráulicos, arquitetos ou eletricistas.

 

A vistoria do imóvel também é um passo obrigatório caso você opte por um financiamento

 

Por que fazer uma vistoria no meu imóvel?

Uma casa é muito mais do que é visto superficialmente. A vistoria é uma segurança de que aquele apartamento está em perfeitas condições para ser habitado. Além disso, você se previne de eventuais problemas estruturais. Com o laudo de vistoria em mãos, é possível identificar se o problema visto lá na frente já tinha origem antes de você pegar suas chaves. O instrumento facilita a perícia e deixa claro onde foi que surgiu a questão.

Isso pode ser mais uma cláusula descrita no seu contrato de compra e venda, inclusive. Para decidir quem vai arcar com despesas futuras advindas de problemas causados antes da mudança do novo proprietário, é importante ter o resguardo da vistoria. Assim, os dois podem acordar quem será o responsável nesses casos.

Se a casa que você decidiu comprar fica em um condomínio, a vistoria se estende até suas instalações, para checar e informar sobre o estado de conservação da parte estrutural, hidráulica e elétrica do empreendimento. Assim, dá para saber, por exemplo, se você vai ser surpreendido com despesas extras de condomínio em um momento indesejado.

 

A vistoria ajuda a identificar problemas estruturais tanto na sua casa como no condomínio

 

Qual é a diferença entre vistoria e memorial descritivo?

A ideia de que o memorial descritivo de um imóvel substitui a vistoria está equivocada. Apesar de conter informações técnicas sobre a propriedade em questão, o memorial descritivo contém dados de quando ele foi construído. O documento é público, registrado em cartório, e é muito útil para a venda de imóveis na planta, já que é um instrumento utilizado para resguardar o comprador.

Isso também não significa que o memorial descritivo não pode ser útil na hora da vistoria. Se você tiver o documento, aproveite para utilizá-lo como um guia para a vistoria. Características como a metragem da área e os materiais utilizados no acabamento devem constar no memorial e, caso não tenha havido grandes reformas, ajudam o novo proprietário a entender melhor os detalhes do seu novo lar.

 

O memorial descritivo contém informações técnicas da construção do imóvel

 

Do que preciso para a vistoria?

Antes de partir para a vistoria, tenha em mente que será um processo complexo e que exige muita atenção. Separe papel e caneta para anotar coisas importantes. Leve também o seu celular para registrar coisas que você pode acabar esquecendo ou que deseja verificar mais tarde. Se você tiver uma trena ou fita métrica também vai ser muito bom para confirmar as dimensões de cada cômodo. E até para saber se o sofá que você tem vai caber direitinho na sala, né?

Muita gente se deixa levar pelos detalhes pequenos, mas para evitar dores de cabeça, não se esqueça de prestar atenção em cada uma das tomadas e dos bocais e luminárias da casa. Uma boa maneira de testar é levando com você uma lâmpada para testar tudo de forma mais imediata. Tenha em mãos um carregador de celular ou aparelho elétrico pequeno para fazer um teste com as tomadas e garantir que não há problemas com a fiação elétrica do local.

Por último, mas não menos importante, prepare uma lista de tudo aquilo que deve ser observado. Há casas muito grandes e que podem tomar mais tempo para a vistoria. Nesses casos, ter anotado cada ponto de checagem facilita o processo e faz você ganhar tempo. Para te ajudar na missão, o COMDONO preparou o checklist perfeito para você levar na hora da vistoria do seu imóvel.

 

Checagem geral

  • Área

Confira se as áreas total e útil do seu imóvel estão de acordo com os dados da documentação. É um bom momento para ver também as dimensões de cada um dos cômodos. Na sua casa ou apartamento tem garagem? Veja a quantidade e o tamanho dessas vagas e se há alguma irregularidade com o espaço.

 

  • Pintura

A cor e a tinta utilizada para pintar as paredes e o teto do seu imóvel devem ser registradas, porque também dizem muito sobre a durabilidade da pintura. Faça notas sobre a conservação e eventuais problemas que você identificar. Os espelhos elétricos estão pintados? Como está a situação ao redor das portas e perto de dobradiças? E no teto, há alguma mancha que possa sugerir uma infiltração?

 

  • Portas e janelas

Está tudo ok com fechaduras, trincos, e dobradiças? Confira se as portas estão abrindo e fechando normalmente, sem sinais de empenamento. Além disso, cheque com o antigo proprietário quantas cópias de cada chave serão entregues. Mesma coisa para os controles do portão elétrico, caso haja. A respeito das janelas, não se esqueça de ver o estado dos vidros e se há vazamentos, sinais de corrosão e ferrugem. Se houver persianas e cortinas, não hesite em abrir e fechar para ver se estão em boas condições.

 

A cor e a qualidade da tinta utilizadas na pintura fazem toda a diferença para a durabilidade

 

Móveis

  • Armários embutidos

Se no seu novo lar você continuará com armários planejados nos quartos, cozinha e banheiros, existem algumas coisas que devem ser verificadas. Eles estão com todas as portas e gavetas? Confira as dobradiças e os puxadores, bem como o estado da madeira.

 

  • Ar condicionado

O antigo proprietário vai deixar alguma coisa a mais no imóvel? Isso é muito comum quando falamos em ar condicionado e ventilador de teto. Se sim, teste todos os aparelhos para garantir que estão em perfeito funcionamento. Assim, você também se certifica de que eles não serão retirados de lá antes de você pegar suas chaves.

 

A vantagem de comprar um apartamento com armários planejados é que eles já possuem a medida exata da cozinha, dos quartos e banheiros

 

Revestimento

  • Piso

Veja o estado do piso, carpete ou laminado. Há alguma ponta solta ou está tudo bem encaixado? No caso de azulejos e pisos de cerâmica, procure peças mal colocadas, que possam estar soltas ou fazendo algum barulho quando você pisa. Manchas também podem ser sinal de desgaste e corrosão.

 

  • Rejuntamento

Anote a cor e o estado dos rejuntes utilizados. Estão limpos, manchados ou desgastados? Se houver alguma pedra, não se esqueça de anotar o tipo. Além disso, cheque o caimento do seu piso. Isso é muito importante porque caso você deseje trocar o revestimento no futuro, o nivelamento do seu piso deve estar ajustado.

 

Manchas ou sinais de desgaste nos rejuntes da cerâmica podem indicar problemas no piso

 

Hidráulica

  • Torneiras e ralos

As torneiras e todas as saídas de água dos chuveiros devem estar funcionando corretamente. Aproveite para ver como está o escoamento dessa água nas pias, tanques e ralos. No registro de água, você deve procurar por vazamentos e checar os encaixes, para garantir que não há nada solto.

 

  • Sifão e pia

Você pode encontrar o sifão embaixo de cada pia e tanque da sua casa. Procure por vazamentos ou acúmulo de água.  Além disso, se houver móveis planejados, verifique se o nível de umidade comprometeu o móvel, porque isso pode ser um sinal ruim.

 

  • Vaso sanitário

Faça um teste em todas as descargas. A água escoa rápido e com força? Cheque vazamentos na descarga e atrás do vaso. Veja o estado das cerâmicas que fazem o encaixe de parafusos com o piso para ver se há alguma peça trincada. No mais, não se esqueça de analisar o nível de vedação que une a louça com o piso e a parede.

 

  • Box

Cheque o estado dos metais para ver se estão oxidados pelo tempo ou por alguma reação química. Teste as portas do box e veja se estão encaixadas corretamente ou se há necessidade de algum reparo. Veja se há vedação com silicone para evitar possíveis vazamentos de água para o resto do banheiro.

 

As saídas e o escoamento de água devem estar em perfeitas condições

 

Elétrica

  • Lâmpadas e tomadas

O apartamento vai ser entregue com lâmpadas ou luminárias instaladas? Teste interruptores e lâmpadas para checar mal contato, algum tipo de fiação solta ou barulhos. Você também deve prestar atenção para ver se as lâmpadas ou os interruptores estão esquentando demais. Com um carregador simples, você pode testar também as tomadas da residência e ver se todas estão funcionando corretamente.

 

  • Quadro de força

Analise a caixa de disjuntores para verificar se cada um liga aquilo ao qual está designado. Procure por sinais de curto-circuito e manchas de queimado. Se preciso, procure um profissional da área para fazer uma checagem elétrica mais profunda.

 

  • Campainha e interfone

A comunicação interna de uma casa é muito importante. Cheque todos os interfones tanto com relação ao áudio como ao controle que ele tem da porta da frente. Está tudo funcionando? Não se esqueça da campainha, para ter certeza de que ela também está ok.

 

  • Chuveiro

A maioria das residências possui chuveiros elétricos. Um fator muito importante é verificar o que acontece na caixa de disjuntores ao ligar o chuveiro. Se algum cair, isso pode indicar problemas no seu quadro de força. Experimente ligar mais de um chuveiro ao mesmo tempo e veja se a mesma coisa acontece!

 

Se algum disjuntor cai quando você liga o chuveiro, seu quadro de força pode estar com problemas

 

É o COMDONO te ajudando a ganhar tempo e facilitando a sua vida na hora de comprar um imóvel em Brasília. Morar bem é a garantia de qualidade de vida e bons momentos em família! Pronto para curtir a sua casa dos sonhos devidamente seguro de que está tudo em seu lugar?

Pegue suas chaves e comemore conosco o seu novo lar em 2020. Compre COMDONO e tenha a certeza de uma negociação rápida, prática e eficiente. Você não precisa de uma imobiliária para adquirir seu próximo lar! Aqui é do seu jeito, no seu tempo. #socomprocomdono

Instagram