Vender imóvel rápido: por que hoje é mais fácil?
Vender imóvel rápido: por que hoje é mais fácil?

Como vender 08 Fevereiro 2020 Por Emília Felix

Vender imóvel rápido: por que hoje é mais fácil?

A mudança no perfil de consumo dos brasileiros traz reflexos frequentes para a forma como as empresas decidem se adaptar às novas tecnologias. No mercado imobiliário, apresenta soluções que buscam mostrar para o usuário a possibilidade de tocar uma compra ou venda sem o uso de intermediários como corretores e imobiliárias. 

A internet e o marketing digital trouxeram ferramentas inteligentes para vender imóvel rápido. E preparamos algumas dicas que vão te ajudar a criar o anúncio perfeito e gerenciar a venda da sua casa ou apartamento para que você execute uma negociação simples, estratégica e segura. Confira os tópicos a seguir!

Mulher sentada em sofá com um computador no colo e falando ao telefone para lidar com interessados e vender seu imóvel sozinha
Com este artigo você vai entender que o melhor corretor é você mesmo!

Providencie a documentação correta

Um imóvel regularizado e sem pendências que possam comprometer a transferência do bem com certeza chama mais atenção de interessados e te ajuda a vender imóvel rápido. Lidar com documentação é a parte mais complexa da negociação, por isso, se você já estiver com ela separada de antemão, vai facilitar o processo como um todo, além de tranquilizar o comprador, mostrando que está tudo bem organizado.

Reúna os seguintes documentos e verifique se estão atualizados:

  • Certidão negativa de débitos do IPTU
  • Certidão negativa de débitos do imóvel na justiça
  • Escritura
  • Registro
  • Habite-se

Divulgue em sites especializados

O meio digital oferece formatos mais baratos e eficientes para você vender imóvel rápido. Sem mais plaquinhas de “Vende-se”, agora você pode usar do marketing digital para criar anúncios e impulsionar seu imóvel na internet, onde começa a pesquisa de todo comprador.

Uma vantagem da internet é a possibilidade de segmentar o conteúdo. Isso significa que traçando o perfil dos potenciais compradores, você pode direcionar seus anúncios para os melhores sites, fazendo com que eles alcancem mais facilmente as pessoas que você deseja.

Foto de um corredor com várias portas simulando as várias opções de imóvel dentro de um site
Escolha o melhor parceiro para que seu imóvel não seja só mais um na vitrine

Use fotos de qualidade

Conte com um profissional especializado ou use as melhores ferramentas para arrumar seu imóvel e fazer fotos incríveis apenas com o seu smartphone. Selecione no mínimo 15 fotos, incluindo as áreas internas, externas e os espaços comuns do condomínio. Imagens com mais qualidade e com foco nos detalhes do imóvel ajudam na tomada de decisão para que os interessados não precisem visitar inúmeros imóveis e possam partir para o presencial apenas quando já estiverem certos daquele imóvel.

Inovações na fotografia dão para os anúncios de imóveis um tom mais realista e que ilustra melhor a realidade da casa que você está avaliando. Priorize a iluminação natural e ângulos que mostrem o cômodo em sua totalidade. Além disso, todo detalhe importa, por isso, nada de roupas no varal, toalhas penduradas ou escovas de dente na pia. Limpe o ambiente para que o foco visual seja de fato no seu imóvel.

Foto de um imóvel vazio com piso e paredes em madeira para demonstrar como uma foto de qualidade faz diferença para a venda de imóveis
Fotos boas chamam atenção e aceleram a tomada de decisão de interessados

Faça uma descrição completa

Antes de visitar, o comprador quer saber todo tipo de informação possível sobre o imóvel e é seu papel fornecer esses dados de forma didática e explicativa na descrição do seu anúncio. Os elementos principais são a metragem, o número de quartos, de banheiros e de vagas de garagem. Inclua detalhes sobre o acabamento e móveis que ficarão no imóvel, como é o caso de armários embutidos e planejados.

Para vender imóvel rápido, não economize nos detalhes e não abrevie palavras! Além de facilitar para o comprador, você ainda ajuda seu anúncio a ficar melhor posicionado nos mecanismos de busca. Por último mas não menos importante, fale sobre a posição do sol, facilidades nos arredores do imóvel, reformas recentes e os valores de condomínio e IPTU.

Foto com papéis ao fundo e várias fotos antigas em preto e branco no primeiro plano, representando fotos antigas que contam a história de uma família no imóvel
Vá além da parte física na hora de descrever e conte um pouco da sua história também

Defina um preço justo

Fechar o valor de venda talvez seja a parte mais difícil na hora de vender, mas para isso você pode contar com várias técnicas. Uma delas é simular uma avaliação online por meio de uma calculadora gratuita. Outra, é descobrindo preços de imóveis no mesmo prédio, condomínio ou rua que o seu. A localização é muito importante, mas existem outros quesitos que também influenciam no preço de venda, como reformas e a qualidade dos materiais usados no acabamento.

Conhecer os arredores pode ser muito útil na negociação para saber se aquele imóvel tem chance de valorizar no futuro. Procure por facilidades próximas que podem estar surgindo, como estações de metrô, shoppings, escolas e supermercados. Até mesmo upgrades na infraestrutura do condomínio podem ser ressaltados para chamar atenção do comprador e mostrar a valorização daquela casa ou apartamento.

Para vender imóvel rápido, colocar um preço maior no anúncio para depois oferecer descontos é muito comum no mercado imobiliário, até porque existem fatores emocionais envolvidos no processo, mas antes de tudo vale a honestidade. Pense que os compradores muito provavelmente já analisaram vários imóveis semelhantes e têm uma noção clara da faixa de preço praticada.

Duas pessoas olhando para um tablet e sorrindo como se estivessem entrando em acordo após uma negociação imobiliária
Diálogo é fundamental para que você defina o preço final junto com o comprador

Mantenha o imóvel organizado

Se você quer vender imóvel rápido, é essencial caprichar na parte visual do imóvel com a ajuda de uma técnica chamada home staging. O home staging é a preparação de uma residência com o objetivo de torná-la atraente para a venda no mercado imobiliário. Ele diz respeito sobretudo à limpeza e organização que dão uma primeira impressão muito positiva para os interessados.

Priorize a decoração mais neutra possível para que os visitantes consigam imprimir sua personalidade e se imaginar vivendo naquele local. Pense em reformas pequenas e baratas que podem mudar a percepção dos compradores, como puxadores de gaveta, trilhos e dobradiças de armários. Além disso, o olfato é uma ótima forma de promover identificação: que tal passar um café na hora da visita para que o cheiro transmita uma sensação de lar?

Foto de criança colocando objetos dentro de um armário para organizar o imóvel antes de apresentá-lo a possíveis interessados na compra
Mantenha o imóvel organizado para não distrair a visão do comprador

Promova um atendimento eficiente

Defina os melhores canais de comunicação para falar com interessados e procure formas de respondê-los o quanto antes. Antes de tudo, escute o que o cliente tem a dizer, conheça suas necessidades para que você possa atendê-las por meio do imóvel que está sendo vendido. Mais do que um imóvel, você está vendendo sobretudo uma experiência agradável para o comprador.

Saiba negociar, analisando caso a caso e estudando as melhores formas de pagamento para o seu comprador. Veja se há possibilidade de uso do FGTS para entrada e de financiamento imobiliário junto a algum banco. Lembre-se que quanto mais você facilitar o entendimento do processo, maiores as chances de fechar um negócio claro e seguro para as duas partes e de você vender imóvel rápido.

Foto de homem adulto de costas falando ao telefone para simular o atendimento que o vendedor de imóveis deve fazer quando opta pela venda direta, sem corretores
Esteja disponível para tirar todas as dúvidas dos interessados

Venda seu imóvel sozinho

Abrindo mão do pagamento de taxas de corretagem e abraçando ferramentas que facilitam o processo, a internet introduz novas formas de explorar a jornada de compra e venda de uma forma mais eficiente.

A disponibilidade de informações em rede tem tornado o usuário uma pessoa mais ativa e constantemente em busca de conteúdo. Isso faz com que ela se torne também mais exigente e cada vez mais capaz de tomar frente de suas próprias negociações. A postura independente desse cliente transforma significativamente algumas das etapas da compra no mercado imobiliário.

A maneira como as marcas escolhem se comunicar por meio de canais digitais fala muito sobre a sua abertura com relação às novas tecnologias. Compre ou venda COMDONO e abrace uma nova forma de trazer mudança no mercado imobiliário.

Instagram