Visita ao imóvel: detalhes para observar na hora da compra
Visita ao imóvel: detalhes para observar na hora da compra

Dica 15 Janeiro 2020 Por Naiara Cavalcanti

Visita ao imóvel: detalhes para observar na hora da compra

O momento de fazer uma visita a imóveis que foram do seu interesse é crucial. É nesta hora que você analisa se aquele local em que as fotos e a descrição tanto te encantaram realmente é tudo o que você esperava. E, mais importante ainda: se o imóvel é, de fato, perfeito para as suas necessidades.

Portanto, é essencial que você tenha alguns cuidados e conheça boas práticas para uma melhor visitação ao imóvel escolhido. Afinal, você pesquisou, comparou e delimitou os imóveis que mais gostou para conferir bem de pertinho. E é por isso que cada detalhe conta e pode fazer a diferença na hora de decidir começar a negociar diretamente com o dono. Fique atento às dicas COMDONO para desfrutar de uma visita tranquila. Vamos lá?

Antes da visita

Depois de ter decidido quais imóveis valem a conferida de perto, que tal começar a se organizar para não chegar despreparado para a visita? Há algumas dicas que você pode seguir para que a visita vá além de conferir visualmente como a casa é ao vivo. Cuidado para não se deixar levar pela emoção, assim, você adota práticas para ter certeza se a casa é realmente funcional para você.

Visite os imóveis ideais

O imóvel preenche todas as necessidades básicas para você e sua família? Um bem complexo deve comprado pensando em um longo prazo, logo, precisa ser do tamanho do seu sonho. Pense no futuro e se o imóvel será adequado para você daqui a uns anos.

Não tome decisões baseado somente nas fotos do anúncio. Os detalhes você só verá de verdade na visita presencial, sobretudo no que diz respeito à infraestrutura do imóvel e às questões elétricas e hidráulicas.

Lista enumerada de 1 até 4 que o comprador de imóvel vai utilizar para definir que imóveis devem ser de fato visitados
Selecione apenas os melhores imóveis para a etapa de visita presencial

Comece com seus objetos

Antes mesmo de começar a marcar as visitas aos imóveis, é interessante que você anote as medidas de seus objetos e tenha tudo à mão, em um bloco de notas de bolsa ou em seu celular. Assim, você garante ter a possibilidade de conferir se a sua tão amada cama ou se os seus eletrodomésticos, como a geladeira e o fogão, entram tranquilamente em cada casa e/ou se eles se acomodam direitinho nos cantos que seriam destinados a cada um.

Visite o imóvel em horários estratégicos

Uma boa dica é visitar os imóveis enquanto ainda há sol, assim você consegue visualizar melhor os detalhes de construção e como é a incidência solar dentro do apartamento. Mas uma outra dica que também vale ouro é a de marcar a visitação para um horário próximo ao que você sai do trabalho, por exemplo. Dessa maneira, você já conseguirá conferir como é o trajeto do trabalho à casa e como é o trânsito neste caminho e hora. Visto que você está procurando um novo lar para morar, conhecer a rota dos locais que você frequenta para lá é um fator determinante.

Visite mais de uma vez. Reflexão e mais de um ponto de vista nunca são demais. Analise cada ponto e cada detalhe. Veja como variam ao longo do dia a iluminação e ventilação naturais para ter certeza de que é a escolha certa.

Foto de imóvel vazio com incidência de luz natural pela janela
Visitando em horas diferentes você observa a incidência de luz no imóvel

O momento da visita

Após definir o melhor dia e horário para fazer a visita ao imóvel pretendido, é hora de conhecer alguns processos para tornar a visita a melhor possível. Conhecer o bairro em que o imóvel está localizado e levar alguns itens para anotar detalhes importantes estão entre os passos essenciais na hora de visitar um imóvel.

Conheça os detalhes da região

No momento em que estiver indo conhecer o imóvel em questão, uma voltinha pelo bairro pode esclarecer muitas questões. Existe algum bom mercado? E farmácias? Escolas? Acesso fácil a transporte público? São muitas perguntas na hora de se mudar para um novo local, por isso, saber se a região ao redor oferece tudo que você e sua família precisam é uma ótima forma de filtrar seus imóveis preferidos após a visitação.

Meça as dimensões dos cômodos

Não esqueça de levar consigo uma trena ou fita métrica para poder conferir medidas. Lembra da anotação que fez de seus objetos lá nas dicas que demos para aplicar antes da visita? Essa é a hora de usar suas anotações para conferir se os seus pertences passam pelas portas e se eles cabem certinho nos espaços onde você idealizou cada coisa.

Olhe para além da mobília que já está no imóvel para ver possibilidades de decoração e pequenas reformas. Um profissional de arquitetura ou design de interiores pode ser bem útil nesses casos.

Tire fotos e anote tudo! Se tiver como, leve mais alguém com você e registre tudo o que você observou e ficou com vontade de perguntar. Se preciso, meça as dimensões de cada cômodo. Isso ajuda a verificar se a mobília que você já tem vai caber lá.

Mulher sentada em uma mesa com papéis de projetos arquitetônicos e régua na mão para medir dimensões do cômodo que vai visitar
Medindo bem você consegue ver se sua mobília vai caber em cada cômodo

Atente para a infraestrutura do imóvel

Durante a visita, tenha à mão um papel e uma caneta ou o seu celular mesmo, assim você consegue anotar cada detalhe importante enquanto os confere. Preste atenção às condições de pisos, paredes e tetos. Aproveite para testar a parte elétrica e leve consigo o carregador de seu celular para ver se funciona.

Não tenha vergonha de testar todas as torneiras, descargas e chuveiros! Questione sobre a manutenção do reservatório de água e cheque se a água não está com uma cor avermelhada, porque isso mostra que a tubulação pode estar antiga. Veja também os detalhes da pintura: manchas escuras na parede e no teto podem ser infiltrações. Em pisos e portas de madeira, acúmulo de pó pode indicar cupins.

A caixa de disjuntores deve ser analisada com muito cuidado. Se estiver com manchas, fios rompidos ou retorcidos, desconfie. Se for preciso, chame um profissional para fazer uma análise mais técnica das condições elétricas do imóvel. Sobretudo em prédios mais antigos, é bom fazer uma checagem para ver se os seus eletrodomésticos serão suportados pela estrutura do imóvel.

Dois homens com chapéu de proteção para construção analisando a questão elétrica em caixa de disjuntores de imóvel
A parte elétrica é muito importante para o bom funcionamento de um imóvel

Investigue a situação do condomínio

No caso da visita a um apartamento, converse com porteiros e vizinhos. Investigue como é a vizinhança, o barulho, a movimentação durante a semana e os finais de semana, se o elevador costuma precisar manutenção com frequência, entre outros. Aproveite para ver como funciona no caso de condomínios com academia, piscina e outras vantagens.

Verifique o estado de conservação do prédio. Rachaduras e infiltrações podem indicar taxas extras em um futuro próximo. Investigue com o síndico um pouco mais sobre a limpeza e manutenção das áreas gerais do condomínio.

Como foi entrar no prédio? Verificando se foi tranquilo, se houve checagem de documentos e registro, você conhece um pouco sobre as práticas de vigilância do condomínio e pode ver se elas são parecidas com o que você espera para seu próximo lar.

Foto de mãe com filha bebê brincando na área externa de um condomínio
Quão seguro é aquele condomínio para você e sua família?

Conquiste o seu novo lar

Cada dica é essencial para ter itens a serem levados em conta também na hora da negociação. A casa é tudo o que você sonhava, mas apresenta alguns problemas? Então, que tal enviar uma contraproposta com o valor que acredita ser o mais justo? Assim, é possível até salvar algum dinheiro para investir em reformas, por exemplo.

Com todas essas dicas, fica bem mais fácil e seguro realizar uma visita com precisão aos imóveis que te interessam, não é mesmo? Então aproveite também este momento e sinta como a energia daquela casa se conecta com a sua. É importante você se sentir bem, em paz e confortável no local que escolher para ser o seu novo lar.

Comece já e lembre-se de que praticidade e segurança na compra de imóveis você só garante ao comprar COMDONO!

Instagram